06 DE JUNHO DE 2024
Esgoto a céu aberto, ruas sem asfalto, falta de água e iluminação, além de outros problemas de estruturas básicas penalizam a população local; alerta o vereador Paraná
Moradores da Vila Brieda reivindicam saneamento e melhoras estruturais
O vereador Valdir Vieira Marques, o Paraná (PSD), na manhã desta quinta-feira (6) percorreu a região da Vila Brieda, para constatar in loco a insatisfação da população local que há anos aguarda providências de equipes técnicas da Prefeitura para sanar problemas estruturais que ainda afetam a região, como ruas sem asfalto, esgoto a céu aberto, lançado in natura em córrego que desagua no rio Corumbataí, nas proximidades onde a cidade tem o seu principal ponto de captação de água para abastecer Piracicaba, além de outros problemas que afetam o dia a dia da população, como a deficiência do transporte coletivo.
Diante dos problemas apontados diretamente por moradores antigos do bairro, o vereador Paraná informou que acionará novamente o Executivo, em providências para atender o clamor da região, que também engloba bairros vizinhos, a exemplo de Santana e Santa Olímpia, além de Godinhos, que se interconectam com a Vila Brieda, principalmente na utilização em comum do sistema de transporte coletivo.
Morador há mais de 60 anos, Pedro Oriani reclama do estado de abandono do lugar, lembrando que o bairro supera os 90 anos de idade, a exemplo de seus antepassados que chegaram na região. Oriani apontou os problemas na entrada principal do bairro, onde caminhões pesados que fazem o transporte de cana, madeira e máquinas para a Raízen agravam ainda mais o tráfego da região.
Oriani também aponta a precariedade do sistema de abastecimento do bairro, em problemas que afetam as mais de 120 famílias que habitam na região, além de considerar as dificuldades de escolares e trabalhadores que circulam pelo local. O morador também mostrou erosões na cabeceira de ponte e o local onde rotineiramente a tubulação de água é rompida, causando a falta de água nas residências.
Alcindo Tagima, de origem oriental é outro morador insatisfeito com as estruturas do bairro, onde segundo ele, seria de fácil solução certos problemas, como o acúmulo de águas pluviais na estrada da Vila Brieda, que poderia ser resolvido com a utilização de máquina patrol retirando o acúmulo de terras na beirada da pista, o que possibilitaria o escoamento das águas.
Mara de Fátima é outra moradora que também se mostra contrariada com as dificuldades de locomoção pelo bairro ao se deparar com problemas de estruturas básicas, onde a população sofre nos dias de calor devido à poeira e nos dias chuvosos aparecendo os problemas com a lama e barro.
O vereador Paraná também ouviu o relato da população sobre a incoerência do município vender a imagem de tratamento total do esgoto, ao passo que na Vila Brieda este progresso ainda não chegou, sendo que até hoje, em mais de 50 a 60 anos a população sofre em decorrência da falta de serviços básicos.
"O povo está abandonado", concluiu o parlamentar ao acolher as reivindicações dos moradores, que também inclui reforço nas linhas de ônibus, iluminação pública, além de tratamento de esgoto e colocação de raspa de asfalto, principalmente ao longo da estrada municipal PIR 011N "Norimar Aparecida Brieda Jacob".