12 DE MAIO DE 2015
Samaritano destacou iniciativa voluntária de Tinoco em prol do bairro
Moção de aplausos foi entregue na 26ª reunião ordinária
Radicado em Piracicaba desde a década de 60, Antônio Gonçalves, conhecido como Tinoco, foi homenageado pelo vereador Adair Doniani, o Samaritano (PDT), nesta segunda-feira, 11, na 26ª reunião ordinária. Ele recebeu a moção de aplausos 192/2014, pelos relevantes serviços prestados ao bairro Vila Resende.
Tinoco nasceu em Iracemápolis e, ao mudar-se para Piracicaba, fixou residência na avenida Francisco de Souza. É nesta região, entre as ruas João Coleto e Homero Sampaio Roxo, que ele adotou uma área de aproximadamente 300 metros quadrados, há oito anos. Plantou vários tipos de árvores frutíferas como pêssego, jaca, acerola e ameixa.
Segundo Samaritano, o espaço passou a ser frequentado por aposentados e moradores da região para praticas de truco. Às quartas-feiras acontecem jantares com a presença de violeiros. “Se todos tivessem um pouquinho desse amigo Tinoco, como seria bonita a nossa cidade”, disse Samaritano, que acompanhou, na gestão do ex-prefeito Barjas Negri, uma série de melhorias ao local.
Funcionário na Auto Pira, como fresador, e na Dedini, como moldador de peças, Tinoco aposentou-se aos 42 anos, em 1984, e, após isso, abriu um quiosque no Mercadão Municipal para comercializar pastel, lasanha, canelone, pizza, rondele, nhoque, coxinha e macarrão. Em 1995, abriu uma casa de massas, sob sua responsabilidade por nove anos e depois aos cuidados dos filhos.
Tinoco esteve na Câmara acompanhado da esposa, Ana Gonçalves, e agradeceu ao parlamentar pela moção. “Graça a Deus todos me ajudaram”.