
26 DE FEVEREIRO DE 2025
Projeto conta com voluntários e equipamentos adaptados para inclusão no esporte
Vereador Felipe Gema (Solidariedade)
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, na 7ª Reunião Ordinária de 2025, realizada na noite desta segunda-feira (24), a moção 16/2025, de aplausos ao projeto “Pernas Caipiras” pelo seu quinto aniversário. A homenagem foi proposta pelo vereador Felipe Gema (Solidariedade) em reconhecimento às iniciativas da organização em prol da inclusão de pessoas com deficiência no esporte e na sociedade.
Criado em 2019, o “Pernas Caipiras” surgiu a partir da experiência de seu fundador, Edmilson, que conheceu um grupo de corredores voluntários que conduziam pessoas com deficiência em triciclos adaptados durante a 2ª Corrida da Inclusão, realizada em Campinas. Motivado a implantar um projeto semelhante em Piracicaba, ele iniciou uma campanha para divulgar a ideia e captar apoiadores. Poucas semanas após o anúncio, o grupo recebeu as doações de triciclos adaptados, permitindo a realização do primeiro evento oficial do projeto em fevereiro de 2020.
Desde então, o “Pernas Caipiras” tem ampliado sua atuação com a participação de mais de 150 voluntários, entre corredores e equipe de suporte, além de contar com um total de 16 triciclos, duas cadeiras de trilha e uma cadeira flutuante. O projeto visa proporcionar a participação de pessoas com deficiência em corridas de rua, além de promover a conscientização sobre a inclusão social e acessibilidade.
A moção de aplausos será entregue em nome da presidente da organização, Cinthia Zaia de Castro, que representa a instituição e seus integrantes.
Durante a 7ª Reunião Ordinária de 2025, o vereador Felipe Gema (Solidariedade) destacou a importância da iniciativa na inclusão de pessoas com deficiência por meio do esporte. Ele agradeceu o apoio dos colegas parlamentares à homenagem e relembrou sua proximidade com o projeto desde a sua criação.
O vereador também enfatizou o impacto social do projeto, que mobiliza voluntários e recebe doações de triciclos para permitir que crianças, jovens e adultos com deficiência participem de corridas de rua.