PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE ABRIL DE 2021

Moção de aplausos parabeniza policiais do DEIC por relevantes serviços


Iniciativa do vereador Fabrício Polezi contempla a equipe de trabalho de investigação e combate ao crime organizado que atende toda a região do Deinter-9, em 52 cidades



EM PIRACICABA (SP)  

Salvar imagem em alta resolução

Moção de aplausos parabeniza policiais do DEIC por relevantes serviços






 

A Câmara Municipal de Piracicaba, conforme iniciativa do vereador Fabrício Polezi (Patriota), na moção de aplausos 67/2021, aprovada em discussão única, na 11.ª reunião extraordinária de 2021, na tarde de ontem (29) parabeniza os policiais civis do DEIC (Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado), em nome do delegado Wilson Lavorenti, pelos relevantes serviços prestados na área de segurança pública à toda a sociedade.

O parlamentar enfatiza que essa moção não só é necessária como também é um dever cívico, que visa reconhecer os trabalhos dessa valorosa equipe que vem desferindo duros golpes aos criminosos, não deixando que o crime organizado tome conta da cidade de Piracicaba. Na justificativa de voto, o parlamentar agradeceu aos demais colegas pela aprovação da moção, e também destacou o prazo recorde em que a equipe do DEIC conseguiu desvendar o crime que resultou na morte da ex-vereadora Madalena.

A consideração é que nossa cidade conta com uma divisão especializada para o trabalho de investigação e combate ao crime organizado realizado pela Polícia Civil. A unidade foi criada formalmente no dia 22 de fevereiro de 2020. Essa divisão é responsável pelas investigações dos crimes mais graves ocorridos em toda região do Deinter 9 (Departamento do Interior), cobrindo uma área de 52 municípios, formada por três delegacias especializadas e um grupo operacional.

1ª Delegacia de Investigações Gerais – 1ª DIG/DEIC: responsável pela investigação de crimes contra o patrimônio (roubos, furtos, sequestros, estelionatos, entre outros); 2ª Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes – 2ª DISE/DEIC: responsável pela investigação de crimes de tráfico de entorpecentes e associação ao tráfico; 3ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa – 3ª DHPP/DEIC: responsável pela investigação de crimes contra a vida, e o Grupo de Operações Especiais – GOE/DEIC: responsável por apoiar as ações das três delegacias especializadas.

A 1ª DIG e 2ª DISE tem como delegado titular Demétrios Gondim Coelho, enquanto a 3ª DHPP tem como titular Juliana Pereira Ricci. Atualmente o DEIC é composto pelos seguintes agentes de segurança pública: Wilson Lavorenti, Juliana Maria Zandoná, Leonardo Cavalcanti de Oliveira, Reginaldo Aparecido lasaro, Bruno Gonzalo Huanca Carvalho, Wolney da Silva Oliveira, Marcelo Bomfate, Celso lino de Oliveira, Marcelo Teixeira Mendes Lino de Oliveira, Carlos Rosel de Almeida, Claudinei Ribeiro, Édson Moura Pinheir, Demétrios Gondim Coelho, Luís Antônio Queiroz, Juliana Pereira Ricci, Cláudio Rogério da Silva Machad, Paulo Ribeiro da Silva Neto e João Luiz Vieira.

O DEIC é coordenado pelo delegado divisionário Wilson Lavorenti, delegado de Polícia do Estado de São Paulo, professor titular da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e professor da Academia de Polícia Civil de São Paulo. Wilson atua principalmente em temas como direitos humanos, internacionalização, convenção, monitoramento, gênero e naturalização. É graduado em Direito pela Unimep (1989), mestre em Direito Penal pela Unimep (2000) e doutor em Direito Penal pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007).

Um dos crimes de maior repercussão ocorrido recentemente foi o homicídio qualificado da ex-vereadora Madalena. "Uma incrível figura, alegre e muito querida em nossa cidade. Este crime chocou a população piracicabana e este caso foi solucionado em tempo recorde pela polícia, exemplificando como o DEIC Piracicaba possui extrema relevância. Este e outros fatos motivaram esta moção de aplausos", ressaltou o parlamentar, que também relaciona exemplos de extrema importância que contou com a ação do DEIC.

1 – Apreensão de 174kg de pasta base de cocaína, avaliadas em quase 8 milhões de reais, bem como a prisão do criminoso que se encontrava com a droga.

2 – Estouro de uma residência na Nova Piracicaba, utilizada como estufa de “Skank” (“super maconha” como elevadíssimo índice de THC), sendo apreendidos mais de 50kg droga, avaliados em mais de 1,5 milhões de reais, culminando com a prisão em flagrante de um criminoso e indiciamento e pedido de prisão preventiva de outros dois comparsas, posteriormente identificados.

3 – Interceptação de um veículo que vinha do Paraguai carregado de drogas, sendo apreendidos mais de 900 tijolos de maconha, culminando com a prisão de um indivíduo maior de idade e apreensão de um adolescente infrator.

4 – Intervenção em um roubo de carga de cerveja em andamento, culminando com a prisão em flagrante delito de cinco criminosos, sendo ainda libertada a vítima que era mantida retida pelos criminosos e recuperada toda carga, bem como caminhão roubado.

5 – Desarticulação da cúpula do PCC na cidade de Piracicaba após exaustiva investigação, que resultou em megaoperação policial na cidade e região e culminou com a prisão de 12 pessoas envolvidas com a facção – dentre elas as lideranças da cidade.

6 – Elucidação de um roubo seguido de estupro em menos de 24 horas deste, resultando ainda na prisão do autor em menos de 48h após o crime, sendo ainda esclarecidos outros dois roubos praticados por este.

7 – Prisão em flagrante delito de um criminoso que fazia série de roubos em farmácias e lotéricas, sendo esclarecidos 8 crimes.

8 – Esclarecimento de 90% dos homicídios ocorridos – dentre eles, o de maior repercussão, que vitimou o ex-vereador “Madalena”. Uma incrível figura alegre e muito querida em nossa cidade.

"Portanto, compete ao Poder Legislativo de Piracicaba, legítimo representante do povo no poder constituído, registrar e realçar perante a sociedade as ações relevantes dos organismos sociais que se destacam pelo bem que proporcionam, não se limitando aos exemplos citados, como também reconhecer todos os méritos dessa brilhante equipe", reiterou.

A moção é direcionada ao delegado Wilson Lavorenti e à toda equipe de policiais civis, "que sem dúvida alguma, é digna de elogios e reconhecimento por parte desta Casa de Leis", ponderou o parlamentar.

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Fabricio Polezi

Notícias relacionadas