13 DE MARÇO DE 2023
Protocolada na tarde desta segunda-feira (13), moção de autoria de Wagner de Oliveira é endereçada a secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação e ao reitor da Unicamp
Propositura foi assinada e protocolada na tarde desta segunda (13) e deve ser apreciada em regime de urgência durante a 11ª Reunião Ordinária
A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou na noite desta segunda-feira (13), em regime de urgência, a moção 42/2023, de apoio ao secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vahan Agopyan, e ao Reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Antonio José de Almeida Meirelles, pela possibilidade de realização de estudos visando a implementação de um curso de medicina junto à FOP/Unicamp (Faculdade de Odontologia de Piracicaba).
A propositura é assinada pelo vereador Wagner de Oliveira (Cidadania), o Wagnão, e cita que, "a FOP/Unicamp é uma das mais importantes faculdade de odontologia do país, ocupando lugar de destaque no cenário nacional e no exterior em decorrência de seu empenho no desenvolvimento da pesquisa e da formação de alunos em seus cursos técnico, de graduação e pós-graduação".
O texto ainda destaca que Piracicaba é a sede da Região Metropolitana, que leva seu nome, e que "agrega uma ampla área de saúde em constante expansão, com infraestrutura e profissionais da mais alta qualificação que podem dar suporte para a consolidação da faculdade pública de medicina junto à FOP/Unicamp".
Ao justificar seu voto favorável à moção, Rai de Almeida (PT) reforçou a importância de uma universidade pública de medicina na cidade, e que a Unicamp é referência na área, para além do estado de São Paulo.
Ela ainda falou sobre o encerramento das atividades do campus Taquaral da Unimep, e sobre movimentações políticas no sentido de pleitear a sua aquisição por uma universade pública: "quero aproveitar o ensejo e dizer que há outro movimento em andamento, que é a possibilidade, também, de termos uma universidade Federal em Piracicaba, no campus Taquaral. Antes de vendê-lo, que possamos transformar aquele patrimônio em uma Universidade Federal. Existe um movimento, estamos buscando adesão da sociedade para colocar essa reivindicação na pauta do Governo Federal".