14 DE ABRIL DE 2023
Propositura de Gustavo Pompeo pede ao governo de SP que contrate mais um agente de organização escolar e mais um controlador de acesso para as escolas estaduais
Gustavo Pompeo é o autor de moção de apelo aprovada nesta quinta-feira
A Câmara aprovou em regime de urgência moção ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com o apelo para que o Estado aumente o número de agentes de organização escolar e viabilize a contratação de controladores de acesso para reforçar a segurança nas escolas estaduais.
O pedido tem como autor o vereador Gustavo Pompeo (Avante), que aponta a necessidade de contratação de "ao menos dois funcionários em cada unidade a fim de ter maior controle de portaria e sistemas de proteção".
"Em conversa com diversos diretores, professores e profissionais da educação, acreditamos que, se cada escola tivesse no seu quadro de funcionários mais um agente de organização escolar e mais um controlador de acesso, conseguiríamos amenizar a entrada de pessoas desconhecidas nas unidades escolares", defende o parlamentar.
Ele cita a preocupação com o crescimento da violência no ambiente escolar e os casos ocorridos em Piracicaba. "Diante das reclamações que nos são trazidas pela população, não podemos deixar de tomar as providências necessárias com o objetivo de melhorar a segurança de nossos alunos", diz Gustavo Pompeo.
Na tribuna, ao justificar a moção de apelo 51/2023, aprovada durante a 19ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (13), o vereador relatou ter visitado escolas, entre elas a "Luiz Gonzaga de Campos Toledo", na Vila Industrial, onde alunos e professores estão realizando uma ação para promover a cultura de paz, com mensagens afixadas em uma árvore.