
26 DE FEVEREIRO DE 2019
Ambrósio Martins Caldeira inspirou bloco de Carnaval que desfila na rua do Porto desde 2009
Bloco carrega a memória das brincadeiras de rua e representação da cultura
A vereadora Nancy Thame (PSDB) entregará a Medalha de Mérito Legislativo a Ambrósio Martins Caldeira, conhecido como Mestre Ambrósio. A homenagem foi proposta por ela em função do trabalho de manutenção e divulgação da cultural tradicional piracicabana, conforme descrito no projeto de decreto legislativo 2/2019, aprovado na 7ª reunião ordinária, nesta segunda-feira (25).
Natural de Potirendaba, interior de São Paulo, Mestre Ambrósio nasceu em 13 de outubro de 1930. Em 1950 transferiu sua moradia para Piracicaba e foi trabalhar no Primeiro Tabelião de Notas. Também teve a oportunidade de ingressar na Faculdade de Direito de Franca, mas não chegou a concluir os estudos pela dificuldade de conciliar o tempo.
Mestre Ambrósio inspirou o "Cordão do Mestre Ambrósio", bloco de Carnaval que integra a vida cultural piracicabana e que desfila na região da rua do Porto desde 21 de fevereiro de 2009, agregando milhares de pessoas que brincam pelas ruas da cidade durante os períodos carnavalescos.
A festividade carrega a memória das brincadeiras de rua e um imaginário ligado a símbolos e representações da nossa cultura, diz o texto da vereadora, que ocupou a tribuna da Câmara para justificar a homenagem: "vivendo em Piracicaba há mais de 60 anos, ele afirma se considerar mais piracicabano do que potirendabano”.