11 DE AGOSTO DE 2023
Dr. Pedro Rebelo Carvalho, médico e Coronel da reserva Polícia Militar do Estado de São Paulo, será homenageado pela Câmara Municipal em reunião solene
Vereador Paulo Camolesi é autor da propositura
O médico e Coronel da reserva da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Pedro Rebelo Carvalho, receberá o Título de "Cidadão Piracicabano" em reunião solene na Câmara Municipal de Piracicaba. A honraria, aprovada pelo Plenário, foi proposta pelo vereador Paulo Camolesi (PDT) por meio do projeto de decreto legislativo 25/23.
Ao justificar seu voto favorável, durante a 41ª Reunião Ordinária, nesta quinta-feira (10), o parlamentar destacou que o homenageado "é mais do que um médico e um policial. Ele é um cidadão que escolheu Piracicaba para ser seu lar e não poupou esforços para melhorar a vida de todos nós", disse o vereador.
O homenageado - "Natural do Município do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, nascido em 1959, se autodeclara “carioca da gema”. Nasceu ali na Zona Sul, bairro de Botafogo, ao lado dos mais belos cartões postais cariocas, mas foi a beleza do véu da Noiva do Rio Piracicaba que encantou o coração do médico", traz o texto da propositura aprovada nesta quinta.
O documento que propõe a honraria ainda destaca que o Coronel Dr. Pedro Carvalho "ingressou na Universidade do Rio de Janeiro (UNI-RIO) em 1983. Fez Residência Médica no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e concluiu na Universidade Federal do Rio de Janeiro", e que veio ao Estado de São Paulo, na sequência, em busca de maior qualidade de vida.
"Em 1986, descobriu na segurança pública, um novo amor ao ter êxito no concurso como Médico da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Chegou em Piracicaba em maio de 1987, com 27 anos, para assumir como Segundo Tenente. Seguiu a carreira dentro da Corporação, e chegou a patente de Coronel, cargo que ocupa atualmente como Coronel da Reserva", segue o texto do projeto de decreto legislativo.
Como Médico, atuou junto ao Centro de Atendimento Médico Ambulatorial do Iamspe (Instituto de Assistência Médica do Servidor Público do Estado de São Paulo) e, também, junto ao Ipasp (Sistema Integrado de Saúde dos Servidores Municipais de Piracicaba), "sendo o precursor e fundador destes serviços a encargo do Ipasp até hoje", pontua o documento que, na sequência, ainda traz lembra da vasta atuação médica do homenageado no Hospital de Clínicas da Unicamp e também como médico de regulação regional de vagas em urgência e emergência da DRS X (Direção Regional de Saúde de Piracicaba “X” )
"Como médico ainda continua prestando relevantes serviços para o povo paulista, atuando em Piracicaba como médico responsável pela Regulação de Vagas em Terapia Renal Substitutiva (TRS), Diálise, na abrangência dessa Regional de Saúde", destaca o requerimento.
A data da realização da reunião solene para a entrega da honraria será definida em breve.
O discurso completo de Paulo Camolesi pode ser revisto, na íntegra, em vídeo que acompanha esta matéria.