09 DE OUTUBRO DE 2013
Vereador teve aprovado, em regime de urgência na reunião de segunda-feira, o requerimento 1129/2013.
Matheus Erler pede informações sobre situação de asilos na cidade
Foi aprovado, em regime de urgência, durante a reunião ordinária desta segunda-feira, 7, o requerimento 1129, de 2013, de autoria do vereador Matheus Erler (PSC), o qual solicita informações ao Executivo Municipal a respeito dos asilos em Piracicaba. Na justificativa da propositura, o vereador detalha “recorrentes questionamentos em temos recebido em nosso gabinete acerca da falta de vagas nos asilos da cidade”.
Matheus Erler detalha que, apesar de avanços pontuais, ainda está precária a situação e longe de oferecer políticas efetivas de acolhimento aos idosos. No requerimento, ele cita reportagem do Jornal de Piracicaba, publicada no último dia 6 de outubro, relatando fila de espera por vagas que já chega a 70 nos asilos da cidade.
O vereador também detalhou que, de acordo com o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), realizado em 2010, a cidade tem 12% da população idosa, cerca de 45 mil pessoas. Assim, Erler lembra que, na busca por contribuir na ampliação de políticas para minimizar o déficit, solicita informações a respeito dos asilos na cidade.
Primeiro, pede ao Executivo se tem conhecimento da “real situação” das instituições na cidade e, em seguida, quais são as casas filantrópicas instaladas e em funcionamento. Matheus Erler também questiona o número de vagas oferecido nas casas para a população idosa, o valor repassado por meio de subvenção e se existem políticas públicas voltadas que se destinam diretamente à diminuição desse déficit.