PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 16 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE AGOSTO DE 2017

Matheus Erler destaca papel da Câmara em apoio à Unimep


Por unanimidade, o plenário aprovou o teor da moção de apelo 98/2017 para que a estabilidade volte a reinar na Instituição.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Matheus Erler destaca papel da Câmara em apoio à Unimep






O presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, na reunião ordinária de ontem (7) ocupou a tribuna para registrar voto de declaração sobre o teor da moção de apelo 98/2017, de sua autoria, aprovada por unanimidade do plenário, direcionada à Rede Metodista de Educação, responsável pela Universidade Metodista de Piracicaba, de modo a cessar a instabilidade no meio educacional a fim de que seja solucionado a grave crise noticiada e, que já resultou na deflagração de greve dos professores por 48 horas.

Na leitura da moção de apelo o parlamentar destaca que no último dia 31 de julho foi votado em assembleia, aprovado de maneira unanime e protocolado na Reitoria da Universidade Metodista de Piracicaba comunicado de greve dos professores da instituição, que podem iniciar uma paralisação a partir do dia 8 de agosto.
   
Conforme notícias publicadas pelos professores, há salários atrasados, não cumprimento dos termos da convenção coletiva de trabalho, coordenadores com dificuldade de atuar junto à gestão de seus cursos, e discentes com dificuldade de realizar matriculas e utilizar o sistema interno da entidade.
   
Além do prejuízo para que a greve impõe com atraso nas matérias dadas, causando instabilidade nos alunos e alteração total do calendário do semestre escolar, que certamente deixará sequelas na vida acadêmica e pessoal, tanto dos alunos, como dos professores e servidores. 
   
A consideração é que a UNIMEP é referência nacional em educação e uma das instituições educacionais mais respeitadas no acadêmico, sendo tradicional na inovação científica, levando o nome da nossa cidade de Piracicaba.
   
"Assim, é imperiosa a necessidade da atuação da Rede Metodista para solucionar o impasse ora relatado pelos professores, bem como mantenha o diálogo com as entidades representantes dos professores – Associação dos Docentes da Unimep e Sindicato dos Professores - de modo que traga estabilidade para toda a comunidade acadêmica, voltando a nossa respeitada UNIMEP a normalidade", enfatizou o parlamentar. 
 
Durante o protesto, o Reitor, Prof. Dr. Márcio de Moraes, manifestou que espera a mudança do sistema de modo a retornar a autonomia acadêmica e administrativa da entidade para que haja estabilidade e confiança, demonstrando que, em que pese o pouco tempo que o reitor está na direção da escola, já absorveu o espírito unimepiano que sempre fez da universidade única e referência como instituição de ensino.
  
"Pela sua atuação firme, sempre visando à academia e as tradições da entidade, é necessária a sua permanência à frente da reitoria de modo que o habitual equilíbrio volte a reinar no seio escolar, bem como não deixar que a reputação e respeito sejam abalados", disse.

"Submetemos à apreciação do Plenário, na forma regimental, a presente Moção de Apelo à Rede Metodista de Educação para que não meça esforços para normalizar o impasse relatado pelos professores, bem como mantenha o diálogo com as entidades representantes dos professores – ADUNIMEP E SINPRO - de modo que traga estabilidade para toda a comunidade acadêmica. Requeremos ainda que do deliberado, cópias sejam envidas à Reitoria da UNIMEP, à Adunimep (Associação dos Docentes da Unimep), ao Sinpro (Sindicato dos Professores), à Associação dos Funcionários do Instituto Educacional Piracicabano (Afiep) e ao Sindicato dos Auxiliares em Administração Educacional de Piracicaba", concluiu o parlamentar.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas