08 DE NOVEMBRO DE 2019
A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Ronaldo Moschini, no decreto legislativo 20/2019
Major PM Edgard Marcos Gaspar torna-se Cidadão Piracicabano
A Câmara de Vereadores de Piracicaba, conforme iniciativa de Ronaldo Moschini (CID), no decreto legislativo 21/2019 concede o título de Cidadão Piracicabano ao Major PM Edgard Marcos Gaspar, natural da cidade de Marília, Estado de São Paulo.
A entrega da honraria foi conferida em reunião solene da Câmara, nesta sexta-feira (8), às 20h00, nas dependências do salão nobre Helly de Campos Melges, rua Alferes José Caetano, 834, Centro, em evento que reuniu autoridades, representantes de entidades, amigos e familiares do contemplado da noite.
A solenidade teve transmissão ao vivo pela TV Câmara Canal 4 da Net, TV Digital Canal 60.4, Vivo Fibra canal 9, Facebook/camarapiracicaba, YouTube e pelo endereço camarapiracicaba.sp.gov.br
Na formação da mesa de honra, o autor da solenidade, que também presidiu os trabalhos da noite, vereador Ronaldo Moschini; representante do prefeito Barjas Negri (PSDB), gerente de desenvolvimento do município de Piracicaba, Pedro Cruz; deputado estadual Alex Madureira (PSD); chefe de Divisão da Polícia Militar, Major Marlon Robert Miglia; presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana de Piracicaba, José Coral; o ex-comandante do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, Coronel PM Edson Luiz Gaspar e a vereadora Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), que na oportunidade fez a leitura bíblica, evocando o livro dos Salmos, 133, onde a mensagem divina fala do quão bom e quão suável é que os irmãos vivam em união.
E, para ocupar o lugar de honra, o contemplado na noite, Major Edgard Marcos Gaspar esteve acompanhado de sua esposa, Francine Mazziero Regitano Gaspar.
Congratularam-se com a solenidade e agradeceram o convite, justificando ausência por compromisso anteriormente agendado, o vereador André Bandeira (PSDB).
O Maestro Cidão abrilhantou a reunião solene com a apresentação da música "Caçador de Mim, de Milton Nascimento. E, também se apresentou no final da solenidade, na interpretação da música "É preciso saber viver". O músico também foi contemplado pelo vereador Ronaldo Moschini.
E, para enaltecer o legado histórico e de atuação profissional do Major Edgard Gaspar foi apresentado um vídeo, que iniciou pelo menino Gaspar, nascido em Marília, no dia 14/07/1974, filho de Jesuino Gaspar e Eunice Siqueira Gaspar, casado com Francine Mazziero Rigitano Gaspar, com quem teve os filhos: Yasmin Rigitano Gaspar (com 11 anos) e Diego Rigitano Gaspar (com 4 anos).
Gaspar, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco em 1992, onde concluiu no ano de 1994 o curso de Bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública.
Foi classificado no 3º Batalhão de Policiamento de Trânsito em SP, onde permaneceu até 1996.
Exerceu sua função, de 1996 até 1998, no 5º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano, na zona Norte da Capital realizando a função de Comandante de Força Patrulha.
Gaspar, ingressou de 1998 a 2001 no Centro de Formação de Soldados “Cel PM Eduardo Assumpção”, atualmente, Escola Superior de Soldados.
Após sua trajetória, foi aprovado em concurso de seleção em 2001 para Piloto Policial de Helicóptero, no grupamento de Radiopatrulha Aérea – “João Negrão”, atualmente, Comando de Aviação da Policia Militar.
Em 2010 participou da implantação da Base de Aviação em Piracicaba, unidade área da Policia Militar, onde permanece na função de comandante, sendo responsável pelo patrulhamento aéreo nos 52 municípios da região do Comando de Policiamento do Interior – 9, onde desempenha atividades de apoio ao policiamento urbano, policiamento de choque, policiamento rodoviário, policiamento ambiental, corpo de bombeiro e defesa civil.
Ainda em 2010, implementou na base de Aviação, com a ajuda de empresários, o QAP – Quartel Aberto ao Público – evento filantrópico, destinado a crianças carentes e com necessidades especiais de diversas entidades da região de Piracicaba. Em 2017, foi promovido a Major PM Edgard Marcos Gaspar.
E, finalizando o vídeo, foi lido uma mensagem em nome de seu pai, Jesuíno, do outro lado da vida, para, de alguma forma ou outra felicitar Edgard por este momento. Concluindo, o vídeo apresenta depoimentos de familiares, como irmãos, mãe, esposa e filhos.
Gaspar também aparece no vído para agradecer o vereador Ronaldo Moschini pela honraria na concessão do título, além de agradecer a esposa e filhos por entender a sua missão, na disposição de servir ao próximo com o seu trabalho.
Saudações
Iniciando o ciclo de saudações na solenidade, a vereadora Coronel Adriana saudou o amigo vereador Ronaldo Moschini, em solenidade que honra a Corporação, além de agradecer a presença de Alex Madureira e os demais integrantes da mesa.
Também referendeu o Coronel Edosn Luiz Gaspar, em nome de todos os demais policiais. E falou da honra de ter o Major Gaspar como cidadão piracicabano. "Um menino bom", que sabe o que faz e tem excelente resultado para a Polícia", disse a parlamentar, que também destacou a excelente criação de Gaspar, o que resultou num excelente cidadão.
O ex-comandante da Rádio Patrulha Aérea, Edson Gaspar saudou a todos e destacou o ato de homenagem prestada a seu irmão, além de enaltecer a importância dos serviços da Base. Além de saudar os demais integrantes da mesa. E, discorreu sobre histórico familiar para mostrar a entrada de Marcos na Escola Barro Branco, no sonho de tornar-se policial.
O presidente do Hospital dos Fornecedores de Cana, José Coral saudou Ronaldo Moschini em nome de todos, citando o deputado Alex Madureira, em nome da mesa de honra. E, falou de uma das incumbências da Câmara, na concessão da honraria, onde a equipe do Águia veio dar grande segurança à população, de uma cidade com mais de 400 mil habitantes.
O chefe de Divisão da Polícia Militar, Major Marlon Robert Miglia também falou do lado fantástico de Gaspar, que estudou em escola pública. E, qualificou a solenidade como uma das melhores que já passou. Além de declarar o quão bom que é a acolhida em Piracicaba.
O deputado estadual Alex Madureira falou da palavra orgulho, como a mais ouvida na solenidade, sendo que isto demonstra o quanto Edgard Gaspar fez pela cidade. Também citou o papel da Polícia Militar, de estar no ar vendo tudo o que acontece. E, reiterou os parabéns ao mais novo piracicabano. "Estamos orgulhosos e felizes em acolher mais um filho", disse, além de falar da honradez em comparecer ao evento.
O representante do prefeito Barjas Negri, Pedro Cruz destacou a parte do curriculum de Gaspar, na abertura do Quartel ao público, principalmente no acolhimento às crianças carentes e com necessidades especiais.
Também falou do lado especial de Gaspar e sua família, ao escolher a cidade de Piracicaba. E, referendou a Câmara, na concessão da honraria. Além de felicitar Gaspar por fazer parte do time que quer melhorar cada vez mais Piracicaba.
O autor da solenidade e presidente dos trabalhos da noite, Ronaldo Moschini saudou a formação da mesa de honra e a todos os presentes, reconhecendo a noite de graças e, se dirigindo a Gaspar falou da felicidade em conceder a honraria, em funçaão das infindáveis qualidades que possui, naturalmente.
Também ressaltou a concessão do mais nobre título a que a Câmara contempla um cidadão. Além de enfatizar a sua origem, de Marília, em compromissos sociais, pois sempre esteve a serviço dos que mais precisam, sendo um verdadeiro líder.
Também falou do dia especial, onde a cidade adota seu filho mais novo, que fará definitivamente desta a sua cidade natal. "As vitórias são frutos de muita persistência, até obtenção de um objetivo maior. Se permitiu por idealismo e distinção", disse.
Moschini também fez considerações à esposa de Gaspar, de uma pessoa que brilha, além de externar considerações aos filhos, no exemplo do pai, em relevante trabalho pela sociedade. "Muito me honra ter sido o autor desta homenagem. Eu também sou pelo Águia, sempre", disse.
Homenagem
Edgard Gaspar recebeu o Título de Cidadão Piracicabano, acompanhado por sua esposa, Francine Mazziero Regitano Gaspar, das mãos do vereador Ronaldo Moschini.
A administradora da Santa Casa de Piracicaba, Vanda de Carvalho Petean prestou homenagem ao Major Edgard Gaspar, que também foi contemplado pelos filhos: Yasmin e Diego. O diretor da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Marcos Rogério Rossi também prestou homenagem.
E, para fazer uso da palavra, como o mais novo piracicabano, Edgard Marcos Gaspar agradeceu Ronaldo Moschini pela honraria, e falou de sonho ainda a ser vencido. Também se dirigiu a Pedro Cruz e, ao deputado Alex Madureira, em três coisas em comum, incluindo o pedido para um stand de tiro.
Quando ao Major Miglia, citou atuação em comum na Base de Campinas. A José Coral, chamou para compor no sonho e salvar muitas vidas. Com relação ao irmão Edson Luiz, lembrou do pai e da influência familiar para entrar na polícia.
Quanto à vereadora Coronel Adriana recordou fatos em 2002, na Academia, em momenrto fantástico, na elevação de nível do 10º Batalhão. Também ressaltou a importância pessoal que dá na expressão nós, simbolizando o trabalho em equipe, em trabalho que realizam para Piracicaba, ultrapassando limites do Estado, em representação que orgulha a cidade.
Também falou de sua sogra, além de agradecer sua mãe e, lembrar que neste dia 9 de novembro completa 17 anos de casado.
Finalizou seu discurso com uma surpresa à esposa, chamando-a para se postar à frente da mesa de honra, para receber um buquê de flores, em forma de gratidão e carinho pelo partilhamento de vida, onde também referendou o nascimento do filho, Diego, no que agradeceu a todos.