PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

27 DE AGOSTO DE 2019

Longatto relata ação contra instalação de mineradora em ribeirão


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 45ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (26)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução





O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) criticou a tentativa de instalação de uma mineradora na foz do ribeirão Cabeça, na cidade de Itirapina. O manancial é o maior afluente do ribeirão Passa Cinco, um dos principais que desembocam no rio Corumbataí, pela margem direita. “Se nada for feito, teremos problemas com a água que Piracicaba bebe dentro de oito ou 10 anos”, disse o parlamentar. 

Longatto ocupou a tribuna da Câmara na 45a reunião ordinária, segunda-feira (26), para relatar a atuação, junto à Promotoria Pública, para tentar barrar a atividade de extração no local. “Como alguém instala uma mineradora dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental)”, questionou. “Itirapina é um berço de água do rio Corumbataí e a cidade está sobre o Aquífero Guarani”, destacou. 

O vereador informou ainda que, recentemente, esteve com o promotor Ivan Castanheira, quando ocorreu uma acareação entre ele e o proprietário da mineradora. “A Promotoria ficou preocupada, por isso enfatizei que precisa tomar uma providência sobre a questão de Itirapina”, disse. 

Presidente do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, o vereador José Aparecido Longatto destacou a relevância de discutir o assunto dentro da Câmara. “Precisamos nos unirmos para salvarmos o rio Corumbataí, se não quisermos que a cidade sofra com falta de água”, enfatizou.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara
Edição de TV:  Comunicação


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas