27 DE AGOSTO DE 2019
Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a 45ª reunião ordinária, na noite desta segunda-feira (26)
O vereador José Aparecido Longatto (PSDB) criticou a tentativa de instalação de uma mineradora na foz do ribeirão Cabeça, na cidade de Itirapina. O manancial é o maior afluente do ribeirão Passa Cinco, um dos principais que desembocam no rio Corumbataí, pela margem direita. “Se nada for feito, teremos problemas com a água que Piracicaba bebe dentro de oito ou 10 anos”, disse o parlamentar.
Longatto ocupou a tribuna da Câmara na 45a reunião ordinária, segunda-feira (26), para relatar a atuação, junto à Promotoria Pública, para tentar barrar a atividade de extração no local. “Como alguém instala uma mineradora dentro de uma APA (Área de Proteção Ambiental)”, questionou. “Itirapina é um berço de água do rio Corumbataí e a cidade está sobre o Aquífero Guarani”, destacou.
O vereador informou ainda que, recentemente, esteve com o promotor Ivan Castanheira, quando ocorreu uma acareação entre ele e o proprietário da mineradora. “A Promotoria ficou preocupada, por isso enfatizei que precisa tomar uma providência sobre a questão de Itirapina”, disse.
Presidente do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, o vereador José Aparecido Longatto destacou a relevância de discutir o assunto dentro da Câmara. “Precisamos nos unirmos para salvarmos o rio Corumbataí, se não quisermos que a cidade sofra com falta de água”, enfatizou.