PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

19 DE AGOSTO DE 2019

Longatto prestigia inauguração de rota de peregrinação


Rota chamada Caminho do Mosteiro foi lançada no último sábado, no Parque Histórico Quilombo Corumbataí, em Santa Teresinha, marco zero do roteiro.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 10) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


O vereador José Longatto (PSDB) participou, no último sábado (17), do lançamento da rota de peregrinação Caminho do Mosteiro, no Parque Histórico Quilombo Corumbataí, em Santa Teresinha, marco zero do roteiro. Com destino ao Mosteiro do Paraíso, em Torrinha, o Caminho passa pela área rural de quatro cidades, totalizando 134,4 quilômetros de caminhada.

"Há aproximadamente um mês, fui procurado pelo jovem Gustavo Alves de Oliveira, que tinha o sonho de criar um caminho na região da Serra do Itaqueri, através do qual as pessoas realizassem a caminhada da fé, promovendo assim o turismo, o esporte e o comércio. A partir daí fomos até o prefeito Barjas Negri, que abraçou a ideia", destaca Longatto.

O caminho idealizado por Gustavo em dezembro de 2018 determina como ponto de partida o marco zero no Parque Santa Teresinha, seguindo por Charqueada, Ipeúna, Itirapina e Brotas e encerrando em Torrinha, no Mosteiro do Paraíso.

"O Caminho do Mosteiro possibilitará aos peregrinos, ciclistas e cavaleiros o contato direto com a natureza e o campo, reflexões e, também, o resgate das pessoas consigo mesmas. Por isso, não é um caminho para veículos automotores. Quem fizer o caminho poderá, por conta própria, providenciar um carro de apoio, caso ache necessário", orienta Gustavo.

Ele explica que a credencial do peregrino pode ser retirada no site caminhodomosteiro.com.br. Com ela, o peregrino terá direito ao mapa, com o traçado e pontos de apoio, que são pousadas, bares, lanchonetes e supermercados. Nesses pontos, o peregrino, mesmo que não se hospede ou consuma produtos, deverá carimbar a credencial. Ao final do trajeto, esse documento será a prova de que o caminho foi percorrido, o que dará à pessoa o direito ao certificado de peregrino.

Todo o trajeto é sinalizado por setas amarelas com fundo azul, seguindo o padrão mundial de peregrinação. O Caminho do Mosteiro deverá ser cumprido num período de 5 a 7 dias por peregrinos, de 2 a 4 dias por ciclistas e de 4 a 5 dias por cavaleiros, sempre com carro de apoio.

Participaram da cerimônia o prefeito Barjas Negri (PSDB), Longatto, que é líder do governo na Câmara, o vereador Lair Braga (SD), o prefeito de Torrinha, Ronaldo Gasparelo, a secretária municipal de Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, o diretor de Cultura e Turismo, César Sibodi, e os vereadores de Torrinha Maria Cristina (REP), Edson Marcelo Cassola (PSB) e Evaldo Spigolon (DEM), além do vereador de Charqueada Vinicius Hélio Roccia (SD).

O primeiro grupo a realizar o trajeto será o de cavaleiros de Torrinha, que sairá do bairro Santa Teresinha na próxima quinta-feira (22).



Texto:  Assessoria parlamentar Raquel Soares
Revisão:  Redação


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas