PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

04 DE JUNHO DE 2019

Longatto destaca iniciativas do Fórum em Defesa do Rio Corumbataí


Parlamentar participou do programa Primeiro Tempo, nesta segunda-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele elogiou o Gaema, do Ministério Público, por instauração de inquéritos






Ao participar nesta segunda-feira (3) do programa Primeiro Tempo, o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) comentou sobre questões relacionadas ao meio ambiente, com destaca para as iniciativas do Fórum Permanente em Defesa do Rio Corumbataí, do qual é presidente. A entrevista ao vivo foi transmitida pela TV Câmara antes da 33ª reunião ordinária, no Plenário Francisco Antonio Coelho.

Sobre a cidade de Corumbataí, Longatto comemorou o fato de o Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente), do Ministério Público, instaurar inquérito para apurar irregularidades em uma barragem naquele município. Além disso, o órgão estadual também possui um inquérito aberto investigando o descarte irregular de esgoto nas oito cidades que formam a bacia do rio Corumbataí: Analândia, Corumbataí, Ipeúna, Itirapina, Santa Gertrudes, Rio Claro, Charqueada e Piracicaba. "É um trabalho importantíssimo da Promotoria Pública de Rio Claro, em um casamento perfeito com o Gaema", avaliou.

Ainda sobre a questão ambiental, Longatto lembrou que Piracicaba conta hoje com o Programa de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), nas bacias dos rios PCJ. Até o momento, já são 12 pequenas propriedades rurais envolvidas na iniciativa, em um investimento de R$ 50 mil, mas que pode chegar a R$ 1 milhão em 10 anos. "Somos exemplo e modelo para as outras cidades a montante da bacia do rio Corumbataí", disse.

Durante a conversa, Longatto citou as ações da Semana do Meio Ambiente, iniciadas nesta segunda-feira (3) e que estão sendo organizadas pelo seu gabinete. "Como de costume, procuramos trazer um tema ligado ao meio ambiente e passamos para as crianças e adolescentes a importância de cuidar da rede coletora de esgoto, não jogar lixo nos rios. Educando essa juventude, daqui uns 10 anos não teremos mais estes problemas", disse.

Além de presidir o Fórum, Longatto foi eleito recentemente para o cargo de primeiro-secretário do Conselho Fiscal do Consórcio PCJ. Entre as funções estão a de auditar e fiscalizar as contas do Consórcio PCJ, antes de serem apreciadas pelo Tribunal de Contas.

Conhecido pela atuação na região de Santa Teresinha, Longatto comemorou ainda o atendimento das demandas do seu mandato, já que a prefeitura construiu faixas elevadas no Parque Santa Teresinha (perto do Supermercado Pague Menos), no Coop Ideal, na avenida Corcovado, na Policlínica do Vila Sônia e também no Parque Piracicaba, na Igreja do Divino Pai Eterno.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  Bira Toledo - MTB 27.332


Legislativo José Longatto

Notícias relacionadas