26 DE ABRIL DE 2019
Parlamentar destacou trabalho realizado pela Cooperativa Reciclador Solidário
Tema foi abordado nesta quinta-feira (25), na 22ª reunião ordinária.
"Coleta seletiva, solidariedade, avanços e compromissos com o meio ambiente", foi o tema abordado pelo vereador José Longatto (PSDB), que ocupou a Tribuna na noite desta quinta-feira (25), na 22ª reunião ordinária.
Longatto discorreu sobre a importância do trabalho realizado pela Cooperativa Reciclador Solidário, localizado no bairro Ondinhas. A mesma recebeu adequações e está apta para receber até 70 trabalhadores, também foram construídos novos sanitários, cozinha com refeitório, salas para reuniões e novos escritórios.
Segundo o vereador, o projeto teve início em 2009, através do qual Barjas Negri, prefeito de Piracicaba, ressaltou o papel importante que a cooperativa oferece à cidade, já que o município recebeu um prêmio pela qualidade do saneamento básico conquistado nos dois últimos anos.
Ele informou que, neste ano, o reciclador solidário passou de 1.529 toneladas para 3.539 toneladas de materiais recicláveis, com 125% de acréscimo e que a prefeitura investiu em apoio, ultrapassando R$ 1 milhão.
A preocupação e o cuidado com os trabalhadores do local também foram citados pelo parlamentar: “É olhar para aquelas famílias, que, infelizmente, se não houver essa atividade, eles não têm como ganhar o pão de cada dia”, disse. “Encontramos pela cidade centenas de pessoas com carrinhos catando papelão e garrafa PET. Tudo o que é vendável, eles mesmo entregam e, depois isso é reciclado”, completou Longatto.
Além disso, ele apontou que se a coleta seletiva não for realizada, pode entupir bocas de lobo, poluir, desaguar, matar e sufocar mais ainda o meio ambiente.