15 DE MAIO DE 2018
Sandra Negri, que preside o fundo social, esteve na Câmara para receber homenagem
Os 35 anos da Festa das Nações de Piracicaba - completados este ano - motivaram o vereador José Aparecido Longatto (PSDB) a conceder a moção de aplausos 50/2018. Sandra Negri, presidente do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), esteve nesta segunda-feira (14) na Câmara para receber a homenagem.
Em 2018, a festa acontece entre os dias 16 e 20 de maio, no Engenho Central, em prol de 21 instituições da cidade e com a atuação voluntária de aproximadamente 7.000 pessoas. A expectativa é de 80 mil visitantes.
Ao justificar a homenagem, Longatto disse que acompanha a Festa das Nações desde a primeira edição. "Piracicaba é reconhecida pela grandiosidade da festa, em nível estadual e nacional", lembrou o vereador.
Sandra Negri reforçou a importância de o público prestigiar as atividades. "É a festa da solidariedade. Apareçam, chova ou não. Há a necessidade de comparecimento para que as entidades possam arrecadar o máximo possível. O poder público não pode e não dá para fazer tudo, mas precisa de todos nós, que devemos colaborar com as 21 entidades assistenciais."
O evento foi criado em 1983, a partir da união da então presidente do Fussp, Rosa Maria Bologna Maluf, com o Ceosp (Centro de Obras Sociais de Piracicaba) e representantes das instituições assistenciais, com o apoio das secretarias municipais da prefeitura. Inicialmente, as atividades aconteceram no Lar Francisco de Menores e a partir de 1991 foram transferidas para o Engenho Central.
A 35ª edição tem como realizadoras a Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba) e a Casa do Bom Menino, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura. É promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp, com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico.