20 DE JUNHO DE 2023
Presidente de Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência ocupou a Tribuna Popular da Câmara
Casa votou projeto de lei para denominar prédio da Smads como Chico Pirata
Durante a 35ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (19), a Tribuna Popular da Câmara Municipal de Piracicaba foi ocupada por Letícia Peres de Farias Françoso, que destacou a atuação de Francisco Nuncio Cerignoni, o Chico Pirata, em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
Na mesma reunião, foi aprovado na sequência um projeto de lei para que a sede da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de Piracicaba) receba o nome de Cerignoni.
Letícia é presidente do CEAPcD (Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo) e vice-coordenadora do Comdef (Conselho Municipal de Proteção, Direitos e Desenvolvimento da Pessoa com Deficiência). Quando Cerignoni faleceu, em dezembro de 2020, ocupava a presidência do órgão estadual, enquanto Letícia era vice-presidente.
"Embora não o tenhamos mais aqui conosco de corpo presente, toda a sua luta e o seu legado serão lembrados. A história desse homem vai se reverberar pelos anos a seguir", declarou ela, sobre a importância de denominação da sede da Smads. Ela apresentou ainda informações sobre o currículo de Chico Pirata, que era engenheiro agrônomo e coordenou, de 1977 a 1980, na gestão do ex-prefeito João Herrmann Neto, o então Departamento de Bem-Estar Social na Prefeitura de Piracicaba, embrião da Smads.
Além disso, Letícia citou outros fatos marcantes na luta pela pessoa com deficiência, das quais Chico Pirata esteve à frente. Ele foi coordenador intercontinental da FCD (Fraternidade Cristã das Pessoas com Deficiência), com a qual participou de conferências nacionais e internacionais e colaborou na construção de políticas públicas para esse público.
Ao final de sua declaração, Letícia reforçou: "as barreiras que a deficiência impunha a ele nunca foram impedimento para que lutasse para que todos tivessem o direito de viver em sociedade e igualdade. Nunca lutou por privilégios. Suas lutas sempre foram pautadas na eliminação de barreiras."