03 DE DEZEMBRO DE 2019
Requerimentos solicitam conserto de escoamento de água em uma residência, reforma de sanitários públicos e do Posto de Saúde da Família
Parlamentar apresentou os requerimentos 971/2019, 973/2019 e 975/2019.
O vereador Lair Braga (SD) ocupou a tribuna da Câmara para trazer detalhes de três requerimentos de sua autoria, apresentados nesta segunda-feira (2), na 72ª reunião ordinária.
O requerimento 971/2019 pede informações do Executivo sobre escoamento de água da chuva, que invade a residência do munícipe Osvaldir Roberto Pachiane, na avenida Madre Maria Teodora, 1.011, no Jaraguá. Ao lado da residência duas casas foram derrubadas e foi construído um estabelecimento comercial, o que ocasionou o transtorno. “Cabe ao poder público resolver essa questão, notificar o responsável, a construtora ou o estabelecimento comercial. Munícipe não tem que pagar por essa questão”, disse o parlamentar.
O parlamentar também solicita a reforma dos sanitários da praça do distrito de Tupi. No requerimento 973/2019, ele menciona que os banheiros são muito utilizados pela população e por trabalhadores locais. Apesar de existir há muito tempo, não foi feita nenhuma reestruturação ou readequação que surta efeito para evitar transtornos.
“O banheiro está com problema, entope e o cheiro de esgoto fica insuportável. Estamos esperando a Semob (Secretaria Municipal de Obras) tomar iniciativa neste sentido”, relatou o vereador. Ele também contou que recebeu mais de 600 assinaturas dos moradores pedindo a reforma imediata.
Lair Braga quer saber o motivo de a manilha de esgoto ainda não ser trocada e se o município tem conhecimento de que as pessoas que utilizam os sanitários como alternativa. Além disso, se houver alguma perspectiva para resolver os problemas, o parlamentar solicita o cronograma de obras.
O vereador também requer informações sobre a reforma do PSF (Posto de Saúde da Família), no bairro Tupi. A unidade está em reforma desde julho de 2019, o atendimento e funcionários foram transferidos para a unidade da saúde do bairro Cecap, o que é a grande dificuldade e distância de atendimento dos moradores do bairro Tupi, Jardim Bartira e Santa Isabel.
Conforme o requerimento 975/2019, a obra está concluída há dois meses, mas sem a estrutura interna para o atendimento. Ela aparenta problemas, tem infiltrações nas paredes e tetos, que surgiram após as chuvas. Lair Braga também apontou o declínio da rampa para deficiente e a dificuldade para estacionar veículos próxima a ela.
O vereador quer saber os motivos de a obra não ter sido concluída de maneira adequada, se o município tem conhecimento dos moradores do bairro para o atendimento, e se a licitação para os equipamentos já foi realizada.