PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

06 DE SETEMBRO DE 2019

Lair Braga cobra explicação sobre mortandade de peixes


Foram quatro toneladas de peixes mortos, entre eles, espécies em extinção



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária.






Conforme o requerimento 701/2019, o vereador Lair Braga (SD) solicita informações do Executivo sobre a mortandade de peixes, ocorrida no último dia 4, no distrito de Ártemis. A propositura foi aprovada nesta quinta-feira (5), na 48ª reunião ordinária.

Em 4 de setembro de 2019, houve um aumento no número de peixes mortos encontrados na região do distrito de Ártemis. Em 2018, ocorreu a mesma situação, ainda assim, a quantidade anterior atingiu seis toneladas e, a deste ano, a quantidade de quatro toneladas.

Denúncias foram feitas às autoridades sobre os fatos e, que nesta recente tragédia, há indícios de que não é um desastre natural. Além disso, espécies em extinção e variadas estavam entre os mortos: até mesmo o peixe “cascudo”, que é considerado resistente às condições desfavoráveis da água e aos ambientes com pouca disponibilidade de oxigênio.

O parlamentar quer saber o motivo das mortes, se existe uma análise da água do rio Piracicaba para saber se há a possibilidade do desastre ter ocorrido por causa de produtos químicos, se foram feitas análises de oxigênio na água, qual procedimento será adotado pelo Executivo referente à mortandade dos peixes e o que será feito para evitar de isso acontecer novamente em 2020.

TRIBUNA - Durante a reunião desta quinta, o vereador ocupou a tribuna para pedir apoio dos colegas parlamentares na aprovação do requerimento e leu o documento. Na ocasião, ele exibiu a capa de jornal, com a notícia sobre a mortandade de peixes. "Aqui está uma foto que, realmente, no causa muita tristeza", disse Lair Braga.



Texto:  Fernanda Rizzi
Revisão:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Lair Braga

Notícias relacionadas