PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

22 DE JANEIRO DE 2020

Lago Azul: revitalização de barragem garantiria o futuro de Piracicaba


A visão de futuro para o abastecimento de água à população é defendida pelo vereador Capitão Gomes, no estudo de especialistas, que apontam a região de Ártemis



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Lago Azul: revitalização de barragem garantiria o futuro de Piracicaba



O vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP), na indicação 229/2020, encaminhada ao Executivo no início deste mês, propõe ao Executivo, que reative e revitalize a barragem do Lago Azul, no distrito de Ártemis, para fins de reservação de água, o que garantiria o futuro para o município, perante riscos de escassez. 

Na indicação, o vereador Capitão Gomes reafrma estudos do geólogo Álvaro Augusto Franco, em projeto de recuperação destas áreas, desde o ano de 2008.

Ingrediente essencial da vida, a água é talvez o recurso mais precioso que a terra fornece à humanidade. Embora se observe pelos países mundo afora, tanta negligência e tanta falta de visão com relação a este recurso, é de se esperar que os seres humanos tenham pela água grande respeito, que procurem manter seus reservatórios naturais e salvaguardar sua pureza.

De fato, o futuro da humanidade e de muitas outras espécies pode ficar comprometido a menos que haja uma melhora significativa na administração dos recursos hídricos terrestres.
Quase toda a água do planeta está concentrada nos oceanos. Apenas uma pequena fração (menos de 3%) está em terra e a maior parte desta está sob a forma de gelo e neve ou abaixo da superfície (água subterrânea).

Só uma fração muito pequena (cerca de 1%) de toda a água terrestre está diretamente disponível ao homem e aos outros organismos, sob a forma de lagos e rios, ou como umidade presente no solo, na atmosfera e como componente dos mais diversos organismos.

A humanidade não vive sem água, a propósito, o reino animal não vive sem ela. Porém, o que se debate na sociedade, e, mais recentemente no Brasil e, em nosso Estado de São Paulo, é a iminente falta de água para abastecer regiões densamente povoadas, como a grande São Paulo e o interior do Estado.

A severa crise hídrica, resultado de décadas sem os investimentos necessários ao abastecimento adequado, aliado às variações climáticas que registraram nos últimos anos, com altas temperaturas e índices assustadores de baixa umidade relativa do ar, atingiram o seu limite em 2014 e 2015, colocando em alerta a região mais rica e produtiva do país.

Agora, autoridades e até mesmo a sociedade tentam recuperar o tempo perdido para fazer a reservação daquele que se tornou o bem natural mais valioso e escasso.

Não bastasse o conjunto de fatores naturais que tem desviado o volume de água para outras regiões brasileiras, como os fenômenos La Ninã e El Niño, os quais têm interferido diretamente na produção agrícola e até industrial, o recente desastre ambiental provocado
pelo rompimento das barragens da mineradora Samarco, em Mariana (MG), definitivamente coloca o Brasil em estado de alerta, relativamente ao acesso à água.

Contraditoriamente, nunca a água foi tão devastadora e tão necessária em uma mesma região. "Mas, diferentemente do lamentável desastre ocorrido em Minas Gerais, o que se propõe, com a presente indicação, é que o governo municipal reative o reservatório já existente no bairro Lago Azul, no distrito de Ártemis, reparando a barragem que também foi rompida há décadas", destaca Capitão Gomes.

"Aliás, o barramento de cursos d’água para a formação de lagos artificiais constitui uma
das mais antigas técnicas de aumentar as disponibilidades hídricas para atendimento de demandas por águas pelas sociedades. São dotadas de mecanismos de controle com a finalidade de obter a elevação do nível de água ou criar um reservatório de acumulação de água ou de regularização de vazões."

"A propósito, já está em curso, junto ao SEMAE – Serviço Municipal de Água e Esgoto, estudo de viabilidade técnica, indicado por este vereador, para a construção de uma barragem para reservação de água do ribeirão Passa Cinco, afluente do Rio Corumbataí, na região norte do
município."

"A ideia é fruto da contribuição de amigos, como o ex-deputado estadual Jairo Ribeiro de Matos, o ex-presidente do SEMAE, Antonio Mauro Ferraz de Negreiros, entre outros.
A repercussão desse trabalho motivou especialistas como o Geólogo Álvaro Augusto Franco e o professor-doutor Wilson Marcelo da Silva Júnior, a procurarem nosso gabinete para apresentação de um projeto complementar ao da barragem de Passa Cinco. Trata-se da barragem do Lago Azul, no Distrito de Ártemis, cuja situação de abandono pode ser revertida com investimentos de pequena monta."

Segundo os autores, o projeto além de atender às reclamações protocoladas pelos moradores do bairro junto à Prefeitura Municipal de Piracicaba desde gestões anteriores; também preenche os requisitos da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, com seu plano de recuperação de bacias secundárias acrescentando ainda área de lazer e
reservatório estratégico de água potável.

Sugere-se o tombamento dos sítios paleontológicos; mas que poderão ser corretamente identificados e localizados durante os trabalhos; e para preservação como áreas de estudos científicos e conhecimento cultural de futuras gerações.

"Assim, indicamos ao Executivo, que inicie as tratativas no sentido de viabilizar a recuperação da barragem do Lago Azul e, para tanto, sugerimos uma reunião com o  prefeito, secretários de Defesa do Meio Ambiente, Obras, Governo, IPPLAP, SEMAE, os autores do projeto e este vereador, a fim de que Piracicaba possa ser lembrada futuramente, como uma cidade que soube pensar na qualidade de vida e na sustentabilidade dos recursos naturais, tão necessários à preservação da vida", conclui o parlamentar.

Leia mais: 

Capitão Gomes discute recuperação de lagoas na região de Ártemis



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939


Meio Ambiente Carlos Gomes da Silva

Notícias relacionadas