PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE JUNHO DE 2018

Kawai relata luta por melhor qualidade de vida a ostomizados


Vereador ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião ordinária da noite desta segunda-feira (11)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Pedro Kawai ocupou a tribuna da Câmara durante a reunião desta segunda-feira (11)






O vereador Pedro Kawai (PSDB) relatou o trabalho de busca por melhor qualidade de vida às pessoas ostomizadas (que precisou passar por intervenção cirúrgica para fazer no corpo para a saída de fezes ou urina).

“Eu tive o primeiro contato, quando contribuía na organização da Virada Cultural Paulista e uma moça não conseguiu participar, por conta de falta de adaptação do banheiro”, disse o parlamentar, que ocupou a tribuna da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a reunião ordinária na noite desta segunda-feira (11).

Kawai detalha que, a partir do caso na Virada Cultural, ele entendeu de necessidades que essa população – cerca de 1.200 pessoas – tem na questão de acessibilidade e na elaboração de leis que contribuam para melhorar a qualidade de vida.

“Uma destas legislação é a criação da carteirinha de identificação, que elimina a necessidade da pessoa mostrar a bolsa de ostomia, o que causa constrangimento”, disse. 

Outra lei que o vereador contribuiu, foi a que obriga supermercados conterem o símbolo e o nome “ostomizados” nas placas de pessoas com necessidades especiais. “Todas essas demandas foram trazidas a esta Casa pela Associação Piracicabana de Osotomizados”, acrescentou Kawai.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas