19 DE NOVEMBRO DE 2019
Para o vereador, campanha reacendeu torcida e raízes do time com a cidade.
Vereador ocupou a tribuna durante a 68ª reunião ordinária
No último sábado (16), o XV de Piracicaba encerrou a temporada de 2019 com o vice-campeonato na Copa Paulista, após o empate por 1 a 1 com o São Caetano, no estádio Anacleto Campanella. O vereador Pedro Kawai (PSDB) ocupou a tribuna nesta segunda-feira (18), durante a 68ª reunião ordinária, para enaltecer a campanha do time, que, apesar de não ter conquistado o título, elevou o nome da cidade e reacendeu suas raízes com Piracicaba, segundo o parlamentar.
"Gostaria de fazer um reconhecimento público aos funcionários, jogadores e técnico. Quando fiquei 10 anos fora e voltei, o XV estava ainda na série A-3 [do Campeonato Paulista] e resolvi assistir a um jogo dele. A arquibancada estava lotada de jovens. Pensei: 'Pô, esses caras nunca viram o XV no auge, então ele tem uma coisa a mais'", disse o parlamentar.
Kawai reforçou que, aos poucos, o time está "trazendo de volta o amor piracicabano". "Várias vezes eu falo que Piracicaba tem o seu DNA e, em sua construção, tem a cultura piracicabana, o 'jeitão' caipira de ser, o rio, as instituições. Mas o XV é a grande parte desse DNA. Fica aqui meu registro e agradecimento por proporcionar essa emoção para a gente."
O parlamentar contou, emocionado, que uma das pessoas que mais mexeram com ele foi sua filha, Luana, de 17 anos, que passou a assistir aos jogos e se tornou quinzista. "Ela sempre acompanhou futebol, mas ficava muito distante do XV. Lembro que o primeiro jogo em que ela esteve foi XV x Corinthians, porque ela queria ver o Tite [treinador hoje da seleção brasileira]. Mas, nos últimos quatro jogos, acho que acendeu a paixão quinzista em seu coração", contou.
Para Kawai, o time merece gratidão por juntar tantos jovens em sua torcida, reforçando as raízes piracicabanas. "Nós temos raízes, temos história, e o XV reacende isso nos nossos jovens: 99% dos piracicabanos têm o XV como primeiro time", reconheceu.