PIRACICABA, QUARTA-FEIRA, 24 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

12 DE NOVEMBRO DE 2019

Kawai elenca ações sociais em entrevista ao programa Primeiro Tempo


Parlamentar comentou iniciativas do seu mandato e ações implementadas pelo Executivo



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Ele concedeu entrevista ao vivo no Plenário Francisco Antonio Coelho






Tarifa social nas contas residenciais de água, doação de alimentos não consumidos a entidades, congelamento dos subsídios dos agentes políticos, a campanha Novembro Azul e a importância de respeitar a população idosa. Tais assuntos estiveram em pauta no programa Primeiro Tempo, que a TV Câmara exibiu nesta segunda-feira (11), antes da 66ª reunião ordinária. A análise dos temas foi feita pelo vereador Pedro Kawai (PSDB), vice-presidente da Câmara.

A tarifa social consiste em descontos de 25% e 50%, aplicados pelo Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) nas contas residenciais de água das famílias de baixa renda. O vereador explicou os critérios adotados pela autarquia e os procedimentos a serem adotados para reivindicar o benefício. "Sabemos o nível de desemprego, a crise econômica. Isso vai facilitar para a população de baixa renda, para quem está desempregago e passando por dificuldade", definiu Kawai.

O parlamentar também reforçou a importância de um projeto de lei aprovado na semana passada, que trata da doação de alimentos não consumidos a entidades públicas ou privadas de assistência social para consumo direto dos seus assistidos ou em programas de inclusão social. O vereador é autor de uma emenda a esse projeto. Segundo ele, as entidades locais têm procurado o seu gabinete para entender a legislação local. "Alimentação é um dos itens mais caros no dia a dia de uma entidade e isso vai ajudar muito", classificou.

Kawai comentou a iniciativa da Mesa Diretora em congelar, no período de 2021 a 2024, os vencimentos do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. "Sou a favor, estamos passando por um momento de crise econômica, de escassez de recursos público e fazendo o nosso papel", declarou, ao lembrar ainda que o congelamento é aplicado desde 2013.

Sobre as ações do Novembro Azul, que acontecem durante todo o mês sobre a prevenção do câncer de próstata e os cuidados com o dianóstico de diabetes. Na avaliação do vereador, é importante que o público masculino se atente à própria saúde. Como forma de atingir de forma mais ampla os homens, um evento aconteceu no último sábado (9), na praça José Bonifácio.

Ao final da entrevista, Kawai citou a necessidade de respeitar os direitos da população acima dos 80 anos, especialmente nas filas de banco e supermercados. "A fila preferencial de quem tem 60 anos, a pessoa de 80 anos pode passar na frente, pois tem prioridade", resumiu.

 



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas