PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE MAIO DE 2018

Kawai destaca os 130 anos da Lei Áurea no Brasil


Parlamentar reforçou a importância do trabalho do Conepir na cidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Somente daqui 72 anos haverá igualdade salarial entre negros e brancos, lembrou vereador






Ao ocupar a tribuna da Câmara nesta segunda-feira (14), na 27ª reunião ordinária, o vereador Pedro Kawai (PSDB) lembrou os 130 anos da Lei Áurea, que aboliu oficialmente a escravidão no Brasil, assinada em 13 de maio de 1888. Ele questionou: "será que existe, mesmo, libertação? Até que ponto podemos falar que estamos livres do racismo e tudo o que existe de mal do que aconteceu e acontece ainda?"

Kawai disse que é importante lembrar que os japoneses, quando chegaram no Brasil, também foram vítimas de muitas mentiras, com a promessa de que receberiam terras, mas que na verdade contraíram dívidas.

O parlamentar lembrou que 54% da população é de pretos ou pardos, sendo que três de cada 10 pessoas são mulheres negras. Ele citou pesquisa da Oxfam Brasil, de que somente daqui 72 anos negros e brancos terão rendas equivalentes no país. Segundo o relatório, 67% dos negros estão incluídos na parcela entre os que recebem 1,5 salário, sendo que entre os brancos o índice é de 45%. "O que mais a gente se preocupa é que ainda acontece muita coisa errada. Em pleno 2018, a gente presencia momentos de pleno racismo", lamentou.

O vereador reforçou a seriedade do trabalho do Conepir (Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial de Piracicaba). "Através do Conepir, a comunidade - em consonância com o Executivo e Legislativo - tem construído uma rede de proteção à desigualdade e à vulnerabilidade, seja através de leis contra o rascimo ou ações de inclusão, como a lei de cotas ou ainda a implantação do Ambulatório de Hemoglobinopatias e Doença Falciforme", disse.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Pedro Kawai

Notícias relacionadas