21 DE NOVEMBRO DE 2018
Promovida por Capitão Gomes, solenidade de entrega do diploma "Atirador Destaque do Ano" ocorreu no salão nobre da Câmara, na noite desta quarta-feira.
Solenidade lotou o salão nobre da Câmara, na noite desta quarta-feira
Lembranças do ciclo de um ano no Tiro de Guerra, prestes a se encerrar, predominaram na fala que Samuel Pereira de Souza dirigiu a colegas e superiores durante a entrega do diploma "Atirador Destaque do Ano", na noite desta quarta-feira (21), no salão nobre da Câmara. A solenidade foi promovida pelo vereador Carlos Gomes da Silva, o Capitão Gomes (PP).
O jovem foi agraciado com a maior honraria da noite, em virtude de atributos como honestidade, integridade, lealdade, civismo, disciplina e zelo. "Agradeço a honra que é representar o Tiro de Guerra: tenho certeza de que muitos outros poderiam estar aqui, porque começaram com um padrão e o mantiveram até o fim", disse o homenageado.
Samuel fez menção a colegas que também se destacaram pela amizade, humildade ou oratória. "Todos aqui têm sua qualidade", observou, acrescentando que a passagem pelo Tiro de Guerra "deixará marcas" em todos. "Só vão sobrar lembranças. Provamos diversas vezes do que somos capazes", disse, ao pedir que seus pares "jamais deixem de lutar".
Além de Samuel, Igor Alves Pereira recebeu o título de "Melhor Atirador Combatente" e Fábio Theodoro, o de "Melhor Aptidão Física". Outros 59 atiradores foram contemplados com diploma de honra ao mérito como reconhecimento da disciplina e da dedicação que apresentaram ao longo do ano.
Capitão Gomes lembrou os dez anos em que foi instrutor do Tiro de Guerra de Piracicaba e os cerca de 2 mil jovens com os quais conviveu entre 1971 e 1981 ––alguns dos quais vieram a se tornar, como ele, vereadores na cidade, caso de quatro parlamentares da atual legislatura e nove da anterior.
"Naquela época, éramos seis instrutores com cinco turmas de 70 garotos", recordou Capitão Gomes, ressaltando a importância da participação dos pais na educação dos jovens e o valor das ações promovidas pelo Tiro de Guerra no município. "O trabalho de vocês nas campanhas, nas visitas à periferia, é o grande bem que o Exército Brasileiro faz: o de ser formador."
Um dos atiradores na época em que Capitão Gomes foi instrutor, o vereador Laércio Trevisan Jr. (PR) disse que os jovens que passam pelo Tiro de Guerra são "privilegiados" ante a experiência que acumulam com a formação militar. "Vocês vão carregar para a vida toda a amizade, a disciplina. Essa visão com que vocês saem com certeza dará um caminho melhor a cada um."
À frente do Pelotão Escolar da Guarda Civil Municipal, o subinspetor Narzi Alves Novaes relembrou sua relação com o Tiro de Guerra e afirmou ser "muita honra representar o Exército Brasileiro". "Aprendi muito a disciplina, que se somou à minha vinda à Guarda Civil", declarou.
Chefe de instrução do Tiro de Guerra, o subtentente Luiz Fernando Barbosa Ferreira exaltou o fato de a Câmara receber pelo segundo ano consecutivo a solenidade de entrega do diploma "Atirador Destaque do Ano" e comentou a importância de antes "cumprir com os deveres" para, então, "ter direitos".
"Aos homenageados, tenham orgulho de receber esse diploma. Vocês são as pessoas que honram a farda que vestiram, muito mais que os demais, pois foram escolhidos por seus méritos", disse Ferreira, afirmando desejar que os jovens, após deixarem o Tiro de Guerra, "levem para a vida os valores que aprenderam". "O futuro mostrará quão valioso foi este ano de serviço militar."
Prestigiaram a solenidade na Câmara o vereador Pedro Kawai (PSDB); o primeiro tenente Júlio Moacir da Silva Fagundes, delegado do Serviço Militar em Piracicaba; o subtentente Wolmer Luiz de Oliveira Santos, instrutor do Tiro de Guerra; o cabo da reserva Luiz Carlos Chiaranda; e o presidente da Associação dos Militares da Reserva Brasileira, Antonio Carlos Longo.