PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 25 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

15 DE JUNHO DE 2018

Isac Souza quer Piracicaba no programa Cidades Digitais


Adesão beneficia o setor de inovação, as incubadoras, as aceleradoras e as startups



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Parlamentar disse ter manifestado intenção ao Executivo






O conceito de Cidades Digitais foi apresentado pelo vereador Isac Alves de Souza (PTB) nesta quinta-feira (14), na 35ª reunião ordinária, quando ele reforçou sua vontade de a cidade aderir à iniciativa. O parlamentar disse já ter apresentado ao Executivo demanda sobre o assunto e que a Apla (Arranjo Produtivo Local do Álcool) e a Atepi (Associação das Empresas de Tecnologia de Piracicaba) assinaram acordo de cooperação para iniciar o processo de integração no município.

Conforme o próprio nome sugere, o programa tem a intenção de promover a inclusão digital nos municípios, com foco na melhoria da qualidade dos serviços e da gestão pública, por meio da instalação de redes, pontos públicos de acesso à internet, sistemas de gestão na área pública e capacitação.

Segundo Isac, a iniciativa potencializa a integração de todos os atores da tecnologia da informação e comunicação. “É algo que está sendo implementado no mundo inteiro. As Cidades Digitais trabalham com o conceito de integração e com a geração de um ciclo virtuoso, de troca de informações, fomento e desenvolvimento, promovendo novos negócios, fazendo que a população tenha acesso às ferramentas de TI (tecnologia da informação) e de comunicação. O conceito faz com que as instituições imersas no trabalho possam efetuar trocas”, reforçou o vereador.

Isac lembrou que a comunicação está cada vez mais veloz e o avanço tecnológico segue acelerado. “É algo que também passa pelos governos, que podem integrar os seus serviços”, disse, ao citar como exemplo a indicação de sua autoria ao Executivo para a criação de um aplicativo para smartphone do serviço 156. “Há outras possibilidades, como agendamento de exames e consultas”, completou.

O vereador disse que a adesão ao programa Cidades Digitais beneficia o setor de inovação, as incubadoras, as aceleradoras e as startups. Entre os casos está a cidade de Blumenau, em Santa Catarina, que dispõe de uma plataforma da empresa IBM. “Isso faz com que todos tenham visibilidade. A troca permite identificar serviços."



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Isac Souza

Notícias relacionadas