16 DE AGOSTO DE 2017
Parceria entre a Diretoria Regional de Ensino e o centro de pesquisa da APTA em Piracicaba para a atualização de professores foi assinada nesta terça-feira.
Isac Souza participa da elaboração do projeto "A Ciência na Escola"
Com o objetivo de proporcionar a alunos da rede estadual o contato com pesquisadores e também para que eles possam aprender na prática o conteúdo trabalhado em sala de aula, o vereador Isac Souza (PTB) propôs uma parceria entre a Diretoria Regional de Ensino de Piracicaba e o polo regional da APTA (Agência Paulista de Tecnologia e Agronegócios), órgão de pesquisa da Secretaria Estadual de Agricultura.
Durante todo o primeiro semestre de 2017, com a intermediação do parlamentar, os dois órgãos estaduais planejaram a parceria e realizaram um projeto-piloto nas escolas estaduais "Professor Manassés Ephrain Pereira" e "Professor Doutor João Chiarini".
"Os pesquisadores abriram a possibilidade de transmitir o conhecimento para os alunos da rede estadual e evoluímos para esse piloto. Alguns estudantes conheceram a APTA e foi uma experiência fantástica, unindo teoria e prática", afirmou Isac.
A parceria visa à formação continuada de professores das disciplinas de Ciências e Biologia, em temas como agricultura sustentável e resíduos sólidos, entre outros. A assinatura do convênio aconteceu na manhã desta terça-feira (15), em evento na sede da APTA. No mesmo dia, teve início um curso de atualização para 40 professores da rede estadual.
"Esse é um primeiro passo. Também haverá uma 'Semana de Ciências' na APTA, aberta para a comunidade. Depois, teremos um planejamento para 2018 para que esse trabalho seja institucional, ou seja, continue por muito tempo", afirmou o vereador.
Todas as vagas para o primeiro curso foram preenchidas rapidamente. Das 68 escolas da rede estadual, 40 estão representadas e o diretor regional de ensino de Piracicaba, Fábio Negreiros, acredita que aproximadamente 20 mil alunos, dos 30 mil da rede, já serão contemplados com o projeto "A Ciência na Escola" neste primeiro módulo.
"Essa parceria pode melhorar, e muito, a qualidade da educação. Nós estamos em um centro de pesquisa e trazer para a escola pública a pesquisa de ponta, o que tem de mais recente na área da agricultura, é uma oportunidade ímpar", comentou Negreiros.
Para a APTA, a parceria é uma forma de ampliar e divulgar os trabalhos realizados em Piracicaba. O diretor do polo local, Fábio Dias, acredita que a iniciativa poderá preparar os alunos para que eles tenham uma melhor noção do que é a agricultura.
"A pesquisa atua diretamente com produtores rurais. Seria importante preparar as crianças para terem noção do que é a agricultura. Como isso deixou de ser colocado como pauta em disciplinas nas escolas, conseguiremos colocar a ciência mais próxima dos pequenos", disse.
Dois alunos, Renan Rodrigues da Costa, de 12 anos, e Vinícius Rodrigues da Silva, de 16, que participaram do projeto piloto pela "Professor Manassés Ephrain Pereira", contaram que a oportunidade foi importante, inclusive para despertar o interesse para a área de agronomia como uma possível profissão no futuro. "Depois de participar do projeto, quero ser engenheiro agrônomo", contou Vinícius. Renan gostou do projeto e disse desejar aprender mais.
O vice-prefeito, José Antonio de Godoy, prestigiou o evento, parabenizou a iniciativa de Isac e comentou sobre a possibilidade de o projeto ser expandido para a rede municipal de ensino. "Sei que o vereador já entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação e, quem sabe, logo os alunos menores poderão também ser incluídos", afirmou.