PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 28 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

08 DE MAIO DE 2018

Isac aborda lixo eletrônico, extermínio de mato e energia fotovoltaica


O meio ambiente de Piracicaba poderá ganhar um novo reforço com a destinação correta do lixo eletrônico, extermínio de mato com choques e, usina de irradiação solar



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Isac foca lixo eletrônico, extermínio de mato e energia fotovoltaica






O vereador Isac Souza (PTB) ocupou a Tribuna da Câmara, na reunião ordinária de ontem (7), por 10 minutos regimentais para destacar a importância de projetos que podem respaldar o meio ambiente da região de Piracicaba, a exemplo de recente parceria estabelecida na prefeitura de São Paulo, com o Movimento Greenk, que surge com a missão de conscientizar as pessoas sobre o descarte correto do lixo eletrônico, o e-lixo. O nome “Greenk” é a junção das palavras “geek” (apaixonado por tecnologia) e “green” (verde, meio ambiente).

"Foi algo inovador protagonizado pela prefeitura de São Paulo", avaliou o parlamentar ao se reportar à uma parceira que foi oficializada no final do mês de março, com a secretaria do Meio Ambiente de São Paulo.

Isac também considerou que no Brasil são descartados mais de 1,5 tonelada de lixo eletrônico por ano, sendo que apenas 3% deste montante tem uma destinação correta, onde o restante deste material acaba sendo misturado com outros resíduos e, poluindo lençóis freáticos.

Isac ainda enfatizou a importância da parceria estabelecida pela prefeitura de São Paulo por ter a participação direta do Principado de Mônaco, que banca todo o processo, isentando de custos o poder público, o que está em consonância com a logística reversa, além de contribuir com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos, dado às barreiras encontradas.

A consideração é que a parceria com o Movimento Greenk possibilita uma ligação direta com a Associação Brasileira da Indústria Eletrônica, possibilitando a aplicação do sistema da logística reversa.

Para o parlamentar, dados da ONU colocam o Brasil no segundo lugar, na América Latina na geração do lixo eletrônico e sétimo no mundo, só perdendo para os Estados Unidos, o que representa um grande nicho para aqueles que querem investir.

O vereador Isac também falou da possiblidade que este empreendimento também pode vir para o interior do Estado, sendo que seu gabinete levou esta possiblidade, de fazer um convite aos responsáveis, com a possibilidade de implantar o sistema em Piracicaba.

Ervas daninhas

Em outro assunto pontuado em sua fala, o vereador Isac Sousa enfatizou a técnica de eletro pulsão, utilizado para combater o crescimento das ervas daninhas, em tratamento de choque, provocando uma quebra de moléculas, sendo que o processo de fotossíntese é interrompido, o que provoca a morte da planta, o que se reveste de importância aos produtores rurais, para evitar o uso de herbicidas.

Funcionamento

Isac explicou que o equipamento chamado eletroherb funciona acoplado à um trator, aproveitando a energia gerada pelo próprio trator, o que produz uma descarga elétrica, com aplicadores constituídos de eletrodos, com descarga controlada diretamente no mato, o que irradica invasoras de qualquer cultura. Os choques atingem o sistema irradicular da planta de forma irreversível, fazendo com que perca a capacidade de absorver água, oxigênio e nutrientes ocasionando sua morte em poucos dias.  

Isac concluiu sua explanação mostrando as vantagens que teríamos nas cidades ao enfrentar os problemas de corte de mato, sendo que na aplicação do método de eletrocussão seriam reduzidos custos.

Isac anunciou para as próximas oportunidades, quando será abordado o conceito de energia fotovoltaica, em novidade que surgiu no dia 2 de maio, no município de Vitória, no Espírito Santo, que está instalando uma usina para ajudar no processo de iluminação pública.

 

 

 



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Isac Souza

Notícias relacionadas