03 DE DEZEMBRO DE 2024
Vereador Acácio Godoy (Avante) destacou a importância dos músicos para a cultura popular em Piracicaba
Na carreira profissional, músicos já atuaram em grupos reconhecidos nacionalmente
Duas figuras expressivas do samba em Piracicaba foram homenageadas, nesta terça-feira (3), com votos de congratulações pelo sucesso na carreira profissional, através dos requerimentos nº 774/2024 e 1.161/2024, ambos de autoria do vereador Acácio Godoy (Avante). Thadeu Campos e Guilherme Melo receberam as homenagens em cerimônia realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Piracicaba.
“Esta é uma homenagem também por vivência cultural, que é de onde eu tiro minhas referências culturais. Como vereador negro, era minha obrigação fazer com que a cidade reconheça essa trajetória”, disse Acácio Godoy. “São artistas de extrema relevância para a cidade, conhecidos na cultura da Música Popular Brasileira, no samba, no pagode, nas escolas de samba. São músicos de excelência, mas são pessoas melhores ainda”.
Mestre Thadeu Campos iniciou os estudos com o cavaco aos 17 anos e foi integrante do grupo Oitava Cor. Foi professor nas escolas de música Vivace Music Center e, atualmente, na Asaph. Criador do grupo Tô Atoa, foi músico base da cantora Aninha Barros e integrou o projeto Samba e Prosa. Ele também tocou em espaços conhecidos nacionalmente, como escolas de samba e blocos do Rio de Janeiro e São Paulo, além de grupos como Só Pra Contrariar e Sambarilove. Acompanhou famosos como Reinaldo, Délcio Luiz, Só Preto, Chiquinho dos Santos, Arlindo Cruz, Douglas Sampa, Péricles, Leandro Lehart, Carica e Marquinhos. Desenvolveu um trabalho social junto à Casa de Hip Hop de Piracicaba, lecionando cavaco gratuitamente e ajudou a montar grupos de pagode com os atendidos.
Guilherme Melo – O outro sambista homenageado é o cavaquinhista, percussionista, intérprete, compositor e professor Guilherme Melo. Ele iniciou a carreira aos 14 anos de idade, quando aprendeu a tocar instrumentos de percussão. Tocou pandeiro no grupo Na Palma da Mão, onde fazia backing vocal. Atuou no grupo Fresta Samba, Escola de Samba Caxangá, Quarteto Tom Brasil, Tirando uma Onda, Sambaí, Razões de Sobra, entre outros. Atualmente, ele trabalha com a cantora Thelma Sturion e e atua com outros artistas, como Sandra Rodrigues, Juca Ferreira, Samba da Maria e Fantástico do Samba.
Na cerimônia de homenagem, Guilherme Melo lembrou os trabalhos sociais já realizados. “São projetos que fazem formar não só músicos, mas pessoas também”, destacou. Mestre Thadeu ressaltou a importância de a Música Popular Brasileira ser reconhecida em Piracicaba. “Todo mundo pode ser chamado de mestre porque do verdadeiro mestre todos temos um pouco”, colocou. “Esta é uma homenagem não porque somos famosos, mas porque ajudamos a construir o muro da Música Popular Brasileira em Piracicaba”.