18 DE JUNHO DE 2024
Gema² foi premiado no Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos
O Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²), ligado à ESALQ, recebeu moção de aplausos pelo 1° lugar no Congresso Brasileiro de Higienistas de Alimentos na “Experiências Bem-Sucedidas”.
A moção 120/2024, de iniciativa do vereador Fabricio Polezi (PL), foi entregue na noite desta segunda-feira (17), na 36ª Reunião Ordinária de 2024.
Representando o Grupo de Extensão em Microbiologia de Água e Alimentos (Gema²), a Profa Dr.ª Daniele Maffei agradeceu aos membros da Câmara, especialmente ao vereador Fabricio Polezi, pelo reconhecimento das atividades do grupo. Ela destacou a importância da extensão universitária para alcançar a população e mencionou o treinamento anual de boas práticas alimentares, aberto à comunidade de Piracicaba e regiões próximas, incluindo a equipe de vigilância sanitária. “Ficamos muito felizes pelo reconhecimento, é um mérito de toda a equipe ao longo desses anos”, agradeceu.
Fabricio Polezi parabenizou os integrantes do GEMA pelo serviço essencial prestado à população, especialmente na segurança dos alimentos em diversos estabelecimentos. Ele destacou a importância do trabalho do grupo e do auxílio aos produtores rurais, elogiando a qualidade do laboratório de microbiologia. “Faço muita questão de dar esse reconhecimento aos nossos pesquisadores, ao nosso campo acadêmico. No meu gabinete também tenho dois professores sensacionais, então ficam aqui os meus parabéns ao Grupo Gema, aos alunos e à Esalq”, elogiou.
O texto da moção destaca que o Gema² é um grupo de extensão universitária vinculado à Esalq, no campus da USP em Piracicaba–SP. Criado em 2016, o grupo tem como objetivo conectar a universidade com a comunidade, por meio da prestação de serviços e realização de atividades que visam a disseminação do conhecimento nas áreas de microbiologia, higiene e segurança dos alimentos.
Sob a coordenação da Profa. Dra. Daniele Maffei, do departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Esalq, o grupo conta com o auxílio de uma técnica de laboratório (Denise de Almeida Leme Baptista), além de alunos de graduação e pós-graduação.
As atividades desenvolvidas pelo grupo incluem realizar análises microbiológicas, visando determinar tanto a potabilidade bacteriológica de amostras de água quanto à qualidade e à segurança microbiológica de amostras de alimentos.
Além disso, anualmente o grupo promove um “Treinamento de Boas Práticas na Manipulação de Alimentos”, destinado a capacitar os profissionais ligados às áreas de processamento e comercialização de alimentos sobre as boas práticas que devem ser adotadas, a fim de garantir a qualidade higiênico sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária.