
15 DE DEZEMBRO DE 2020
Espaço, anexo à sede da entidade, integrará projetos com foco em inovação, tecnologia e novas tendências para o mercado do varejo.
Na última sexta-feira (11), o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (CID), participou do lançamento da pedra fundamental da construção do novo complexo da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O evento contou com a presença do prefeito Barjas Negri (PSDB), do deputado estadual Roberto Morais (CID) e do presidente da entidade, Luiz Carlos Furtuoso.
A previsão de início das obras é em 2021. Com o novo complexo, a Acipi quer oferecer melhor atendimento ao associado e à população do município. O espaço, anexo à sede da entidade, integrará projetos com foco em inovação, tecnologia e novas tendências para o mercado do varejo.
No evento, Furtuoso detalhou a edificação, que contará com 5.400 metros quadrados de área construída. "Esse projeto surgiu porque percebemos que é necessário ter um espaço de tecnologia e inovação. Hoje, temos salas para treinamentos, mas teóricos. Nosso objetivo é oferecer, agora, a prática para formar pessoas", ressaltou.
O projeto do novo complexo começou a ser desenhado em 2018, mas por causa da pandemia teve de ser adaptado e repensado. Nesse tempo, a Acipi adquiriu outros terrenos e adequou todo o cronograma das obras.
Atualmente, o projeto está em fase de licitação para contratação da empresa que será responsável pela construção. O local abrigará salas de aula e um laboratório de varejo para aplicação, na prática, do conteúdo aprendido nos cursos desenvolvidos junto à Escola de Negócios.
O novo prédio terá quatro andares (o térreo para atendimento ao público e mais três pavimentos acima para aulas práticas) e dois subsolos, com aproximadamente 90 vagas de garagem.
Segundo o arquiteto responsável, João Paulo Meireles de Faria, o projeto foi desenhado pensando em uma arquitetura contemporânea com foco na sustentabilidade. "O prédio tem uma inovação no modo de fazer desde o processo de escolha dos projetos arquitetônicos. O foco está ligado à tecnologia e ao varejo. Serão dois edifícios: o maior, dos escritórios, e o pavilhão de exposições e cultura. No pavimento térreo, ficarão os atendimentos ao público", explicou.
Gilmar Rotta destacou que, "mais uma vez, a Acipi saiu na frente, demonstrando para a população que é uma entidade forte, respeitada, que sabe o que quer, administrada por pessoas sérias e honestas". "A diretoria trabalha, faz acontecer. Parabenizo os antigos e o atual presidente, Luiz Carlos Furtuoso, que fizeram com que a associação crescesse e chegasse aonde chegou. A Acipi é muito importante para a nossa cidade", declarou.
A preocupação com a questão social também foi algo empregado pela entidade nas obras, que contam com mão de obra de detentos que cumprem regime semiaberto e, portanto, têm liberação da Justiça para trabalhar, por meio de parceria com o CDP (Centro de Detenção Provisória de Piracicaba). Todos os materiais que puderam ser reutilizados a partir da demolição foram doados à Mucapp (Associação Pró-Mutirão da Casa Popular de Piracicaba) para que famílias pudessem utilizá-los em suas construções.
"Elogio a iniciativa da Acipi de avançar do ponto de vista tecnológico. É um empreendimento ousado, em uma área privilegiada e valorizada. A entidade se preparou para esses investimentos, com tecnologia avançada, para acolher bem o comércio, os serviços e a indústria de Piracicaba. Tenho certeza de que será uma bela Escola de Varejo", disse o prefeito Barjas Negri.
Para o deputado estadual Roberto Morais, a Acipi é "motivo de orgulho para todos". "O novo prédio será um centro de tecnologia. E a entidade, preocupada com os associados e a geração de emprego e renda, participa ativamente da vida de Piracicaba, fazendo parte da história dela. Parabéns a todos", afirmou.