29 DE JUNHO DE 2015
Vereador entregou moção de aplausos ao jornalista nesta segunda-feira
Kal esteve no plenário com a filha Marina e a esposa Marta
O jornalista Kal Mattus comemorou, no ano passado, 25 anos do Perambulando, programa de televisão sob sua apresentação e direção. Em reconhecimento ao trabalho, ele recebeu nesta segunda-feira, 29, a moção de aplausos 202/2014, do vereador Gilmar Rotta (PMDB).
O programa Perambulando é exibido às sextas-feiras, às 21h, no canal 5 da Net Piracicaba, com reprise aos domingos, ao meio-dia. A casa de origem, no entanto, foi a TV Beira Rio, em 8 de maio de 1989, a convite de Carlos Ideghuchi, então diretor da emissora e admirador do trabalho feito por Kal na apresentação do programa Botequim da Vida, na rádio Educativa FM.
Kal é natural de Niterói, no Rio de Janeiro, e reside em Piracicaba desde a infância. Tem, atualmente, o auxílio da filha Marina, de 19 anos, estudante do quinto semestre de jornalismo da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e estagiária no Departamento de Comunicação da Câmara. Ela atua na produção do programa.
Ao homenagear o jornalista, Gilmar Rotta o classificou como “revolucionário da década de 80” e citou o empenho na divulgação das causas sociais, culturais e esportivas da cidade. Além disso, o parlamentar recordou-se da atuação de Kal como diretor de comunicação do Centro Comunitário de Santa Terezinha, na produção do jornal A Coméia.
Entre as reportagens marcantes do programa, Gilmar destaca o caminho até Pirapora, em 1994, com os romeiros de Piracicaba, e a divulgação do artista popular Elias Rocha, o Elias dos Bonecos. "Aonde tem festa na cidade, aonde está a população, o Kal está", disse Gilmar, que destacou a descontração do programa.
O homenageado lembrou que sua vida é de lutas, de "perambular" desde a chegada da família em Piracicaba, na década de 70. "É uma cidade de cultura imensa, que às vezes o próprio piracicabano não a entende", disse ele, acompanhado da filha Marina e da esposa Marta no interior do plenário. As filhas Samira e Carol assistiram a entrega da moção nas galerias.