PIRACICABA, QUINTA-FEIRA, 21 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

14 DE MAIO DE 2024

Furto e abandono em túmulo de Prudente de Moraes geram questionamentos


Túmulo do ex-presidente é reconhecido como patrimônio histórico, com o município sendo responsável por sua preservação e manutenção, ressalta Trevisan Jr.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Rubens Cardia (MTB 27.118) Salvar imagem em alta resolução

"Lamentável constatar que túmulo tem sido alvo de furtos, depredação e abandono", diz Trevisan Jr.






O túmulo do ex-presidente Prudente de Moraes, no Cemitério da Saudade, tem sido alvo de furtos, depredação e abandono, conforme cita o requerimento 588/2024, de autoria do vereador Laércio Trevisan Jr. (PL) e aprovado em regime de urgência na 28ª Reunião Ordinária, nesta segunda-feira (13).

Trevisan Jr. usou a tribuna para mostrar vídeo que gravou no local, constatando ter havido furto de vasos e a presença de um formigueiro de saúvas próximo ao túmulo. "Como patrimônio histórico, tem que ser preservado, mas não está." 

No requerimento, o vereador ressalta que, conforme estabelecido pelo decreto 7.271/1996, do Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), o túmulo de Prudente de Moraes "é reconhecido como patrimônio histórico, encontrando-se sob a responsabilidade do município quanto à sua preservação e manutenção".

O parlamentar questiona se a Prefeitura tem conhecimento "dos furtos e do total abandono do túmulo" e quais medidas de proteção foram estabelecidas pelo município para garantir a integridade física e histórica conforme as diretrizes de preservação estabelecidas pelo tombamento.

Ele questiona como são realizados a fiscalização e o monitoramento periódico do túmulo para prevenir atividades ilegais, como vandalismo, furto ou depredação, e se existe algum plano de conservação ou restauração. Em caso afirmativo, Trevisan Jr. quer saber quais medidas estão sendo tomadas para resolver os problemas.

O parlamentar também pergunta por que a Prefeitura não instalou câmeras de segurança ao redor do cemitério, por que nessa área não há iluminação noturna e quais providências a Prefeitura tomará para a reinstalação e a fixação dos vasos no local onde houve o furto deles.

"Prudente foi vereador, presidente da Câmara, prefeito da cidade, deputado estadual e federal, senador e o primeiro presidente da República. A retirada dos vasos e a presença de pragas como as saúvas comprometem não apenas a integridade física do monumento, mas também denotam uma falta de consideração ao legado deixado por Prudente de Moraes e à nossa história coletiva", ressalta Trevisan Jr.

Assista à fala completa do parlamentar ao clicar no vídeo que acompanha a matéria.



Texto:  Elisandra C. de Campos


Legislativo Laércio Trevisan Jr

Notícias relacionadas