PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

29 DE JULHO DE 2019

Fundadora do Ilumina destaca atuação da Câmara em hospital


Adriana Brasil lembrou do apoio dos vereadores desde o início da entidade. “Somos muito gratos”, disse.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (13 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (14 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (15 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (16 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (17 de 18) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução


A médica Adriana Brasil, fundadora do Ilumina, enalteceu a atuação da Câmara de Vereadores de Piracicaba durante a visita de parlamentares, na tarde desta segunda-feira (29), no hospital da entidade, que iniciará o atendimento na próxima quarta-feira (31). “Somos muito gratos pelo apoio desde o início e, em particular, na contribuição para esse espaço”, disse.

Adriana exemplificou o “tamanho do desafio” do Hospital Ilumina a partir dos dados sobre o câncer no País. “É a segunda doença que mais mata no Brasil e, se diagnosticada precocemente, no Estágio 1, tem 80% de chance de ser curado, além disso, custa 17 vezes menos aos cofres públicos”, disse. O empreendimento foi construído em terreno doado pela Prefeitura, com aprovação da Câmara, ao custo de R$ 27,5 milhões, oriundos de recursos de indenização paga ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Na tarde desta segunda-feira (29), o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), visitou o espaço, junto com uma comitiva de outros parlamentares e representantes de vereadores, passou pelas áreas de atendimento, como núcleo de endoscopia, sala de exames, espaço para recuperação e pós-operatório de cirurgias ambulatoriais, esterilização e outros ambientes.

"Tenho certeza de que essa unidade fixa vai ajudar ainda mais a população piracicabana. Para a cidade, é um avanço muito grande ter um hospital que é referência em prevenção e tratamento de câncer", disse Rotta. 

Vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB) destacou a importância do atendimento de qualidade, “porque o câncer é uma doença que machuca e maltrata”, ao destacar que o Hospital Ilumina oferece todas as condições para o diagnóstico. “O que nos surpreende é a excelência dos equipamentos e das instalações”, disse o parlametar. 

Isac Santos (PTB) ressaltou o “espaço excelente” e elogiou os responsáveis pelo empreendimento. “A cidade está de parabéns, mas especialmente as pessoas que se envolveram neste projeto”, disse, ao enaltecer a proposta de acolhimento pelo Ilumina. 

O vereador Osvaldo Schiavolin, o Tozão (PSDB), definiu a inauguração do Ilumina como “um acontecimento histórico”. “Piracicaba recebe agora um hospital 100% gratuito, especificamente para doenças de oncologias, especificamente das mulheres”, disse. 

A comitiva da Câmara foi recepcionada pela presidente da Fundação Ilumina, Christianne Amalfi, assim como por membros do conselho da entidade.

A visita contou ainda com representantes dos vereadores Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes, a Coronel Adriana (CID), Paulo Serra (CID) e Lair Braga (SD), assim como da secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, e o presidente da Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvmiento Habitacional), João Manoel dos Santos.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337


Legislativo Gilmar Rotta Pedro Kawai Isac Souza Adriana Nunes Lair Braga Osvaldo Schiavolin

Notícias relacionadas