08 DE SETEMBRO DE 2022
Reunião quer discutir demora em processo licitatório para retomada do funcionamento da Zona Azul na cidade. Falta de vagas rotativas prejudica vendas, dizem comerciantes.
O prédio Anexo da Câmara pode ser acessado pela rua do Rosário, 833, ou pela rua São José, 547
O não funcionamento do sistema de vagas rotativas de estacionamento nas ruas da cidade, a Zona Azul, será tema de reunião pública que acontece nesta sexta-feira (9), das 14 às 16 horas, na Sala B de Reuniões, localizada no 2º andar do Prédio Anexo da Câmara Municipal de Piracicaba.
O texto do requerimento 632/2022, de autoria do vereador Reinaldo Pousa, que solicita a realização da reunião pública, relembra os prejuízos às vendas resultantes da pandemia e traz: "agora vem outro problema, que é a falta de rotatividade de vagas para o comercio, deixando a cidade sem a Zona Azul".
O requerimento destaca que "estamos sem o sistema de zona azul desde abril de 2022" e reforça a importância do sistema rotativo para "não prejudicar ainda mais o comercio, afastando os clientes para outros centros comercias por não ter vagas disponíveis".
A proximidade do Natal, data importante para o comércio, é também lembrada no texto do requerimento como mais um agravante da não retomada das vagas rotativas: "já se passaram datas importantes comemorativas do comércio como dia das mães, dia dos namorados, dia dos pais e, provavelmente, o dia das crianças sem a rotatividade, causando inúmeros prejuízos para o comercio. (...) O tempo está se passando e estamos muito preocupados com a melhor data que está se aproximando que é o Natal".
Um novo processo licitatório, segundo dados da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade), está em andamento.
Reinaldo Pousa pede a presença do procurador-geral do Município, Guilherme Monaco de Mello, da secretária municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, Jane Franco Oliveira, do presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Marcelo Cançado, do vice-presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Antônio Pedro Carvalho, e do presidente do Sicomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região), Itacir Nozella.
A reunião é aberta a todos os interessados e será transmitida ao vivo pela TV Câmara pelos canais 11.3 (UHF Tv aberta digital), 4 da Net/Claro e 9 da Vivo. O evento também contará com transmissão simultânea pelo canal do YouTube e Facebook da Câmara Municipal de Piracicaba.