19 DE SETEMBRO DE 2023
Proposta de André Bandeira pretende criar colegiado para discutir políticas públicas municipais voltadas a essa parcela da população
Vereador André Bandeira concedeu entrevista ao programa Primeiro Tempo desta segunda-feira
Tramita na Câmara o projeto de decreto legislativo 29/2023, que institui na Casa a Frente Parlamentar de Proteção às Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Com a iniciativa, o vereador André Bandeira (PSDB) quer fortalecer o diálogo para fundamentar, no município, políticas públicas voltadas a essa parcela da população.
O autor da proposta destacou a importância de ouvir as famílias nas discussões. "É uma iniciativa que visa discutir cada vez mais não só a questão da pessoa autista, mas também da sua família, que vivencia a mesma situação no dia a dia e é deixada de lado por não ter lugar, na nossa sociedade, nas políticas públicas", comentou André Bandeira, em entrevista ao programa Primeiro Tempo, da TV Câmara, na noite desta segunda-feira (18).
"Nosso objetivo é discutir juntamente com outros vereadores —também de outras cidades— que quiserem participar conosco dessa frente parlamentar; com profissionais da área que possam trazer temáticas voltadas a esse assunto; e, principalmente, com pessoas com autismo e seus familiares, para trazer a realidade em que vivem", afirmou.
André Bandeira falou das conversas que mantém, há anos, com grupos de mães com filhos com TEA. "Buscamos incluir as famílias nos nossos trabalhos, dar voz e vez a essas pessoas, principalmente às mães, pois, na maioria das vezes, o pai sai e a mãe é quem assume o cuidado com o filho e o sustento da casa no dia a dia. Há uma sobrecarga muito grande para essa pessoa a partir desse momento", refletiu.