30 DE JULHO DE 2019
Proposto na Câmara pelo vereador Isac Souza, Fórum Permanente teve primeira reunião nesta terça-feira
Encaminhamento foi identificado a partir das discussões com as entidades
A Câmara dos Vereadores de Piracicaba produzirá conteúdo institucional de conscientização sobre o trânsito na cidade. O encaminhamento foi identificado na reunião inaugural do Fórum Permanente sobre Educação para o Trânsito, realizada no Plenário Francisco Antonio Coelho na manhã desta terça-feira (30), por força do decreto legislativo 41/2017, de autoria do vereador Isac Souza (PTB).
A intenção é que os vídeos educativos sejam compartilhados ao público em geral nas redes sociais e em aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, e que sejam aproveitados ainda pelos CFC´s (Centros de Formação de Condutores) e Ciet (Centro Infantil de Educação no Trânsito), além de escolas públicas e privadas.
Com produção de conteúdo de responsabilidade do Departamento de Comunicação da Câmara e suporte do Departamento de Assuntos Legislativos, os vídeos seguirão para o site oficial da Casa de Leis e Rádio Web. Será criado um canal no YouTube para armazenar os vídeos produzidos, que servirão de apoio instucional na próxima edição da campanha Maio Amarelo. A Câmara também será a responsável por distribuir o conteúdo para entidades de ensino para que ele possa ser explorado em qualquer ambiente educacional e por demais interessados.
Durante a reunião, o vereador Isac apresentou sugestões de temas a serem trabalhados nos vídeos, como corredores de ônibus, hospitais, rodovias, pontos turísticos, áreas escolares, transporte escolar, principais avenidas, estradas rurais, novas vias, equipamentos de trânsito, motociclistas e pessoas com deficiência. "Serão vídeos específicos, que abordarão a questão do trânsito em Piracicaba. Queremos trabalhar com aquilo que existe de concreto na realidade da cidade e para que, ao entenderem a gravidade da questão, os condutores sejam conscientizados sobre a necessidade de um trânsito mais seguro", disse o vereador.
DADOS LOCAIS –– O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, informou que Piracicaba possui 317.548 veículos, o que representa 1,87 veículo por habitante, levando em conta a população divulgada em 2018 pelo IBGE, de que a cidade conta com 400.949 habitantes.
Segundo ele, a Semuttran atua nas frentes de engenharia, educação e fiscalização, esta última com o suporte da Polícia Militar desde 2015 e da Guarda Civil Municipal desde 2017. "Antes de possuirmos os convênios com essas duas instituições, a dificuldade de fiscalização era muito grande, havia a sensação de que tudo era possível realizar. Muitos dos óbitos estavam relacionados ao álcool ou de motociclistas sem habilitação", avaliou.
Entre as campanhas educacionais, Akira destacou a que possui como slogan A Culpa é sua, Vamos de Van e a direcionada aos condutores de mototáxi e motofrete. Há também palestras aos grupos de terceira idade e um trabalho que alcança anualmente 10 mil estudantes da rede municipal de ensino, por meio do Centro Infantil de Educação no Trânsito. "Trabalhamos com as parcelas mais frágeis da população, o que contribuiu para a reducação de 97% o número de óbitos por atropelamento em 2018 (12 ao todo), em comparação a 2017 (apenas um)", disse Akira. Do total de óbitos registrados, 40% foram entre pessoas entre 18 e 24 anos.
Ao complementar as informações, o diretor técnico do Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), Leontino Leardini Júnior, explicou que no ano passado houve a suspensão da CNH de 2.668 condutores. Porém, até dezembro de 2019 a tendência é de 3.000 suspensões, ao se levar em conta as 1.563 ocorrências deste tipo, entre janeiro e julho deste ano. "Hoje, o grande medo do cidadão é o de perder a CNH, mas ele não se preocupa com a infração cometida. Quase 90% das pessoas aceitam as multas, mas não aceitam as suspensões", disse.
Uma das preocupações do Detran, segundo Leontino, é a alta tendência de condutores embriagados. "As infrações de trânsito ainda representam um sério problema e o que mais nos preocupa é a condução de veículo com embriaguez, que tem aumentado", disse o diretor do Detran. "As campanhas educacionais, aliadas a um bom trabalho de fiscalização, irão colaborar para que as infrações sejam evitadas", completou.
O vereador Isac Souza definiu o 29 de agosto, às 9h, como data para a próxima reunião do Fórum, também no Plenário Francisco Antônio Coelho. "Ao criar o programa Parlamento Aberto, a Câmara nos permite ampliar a área de atuação do Fórum, em especial na área da educação. Cada vez mais a malha viária e a condição dos condutores vão ficando complexas, o que exige responsabilidade dos agentes públicos. Vamos trazer ideias, promover debates e levantar questões para auxiliar condutores, pedestres e a população como um todo", disse.
A reunião contou com representantes das secretarias municipais de Educação e de Governo, Acipi, Sest/Senat, Guarda Civil Municipal, 10º BPM/I, Policia Militar Rodoviária, Bombeiros e proprietários de CFC´s.