29 DE AGOSTO DE 2017
A vereadora Coronel Adriana entregou moção de aplausos para registrar a criação do grupo especial da Polícia Militar em Piracicaba.
Força Tática do 10º BPM/I ganha homenagem da Câmara, pelos 20 anos
Surgida em razão da necessidade de apoio em força ao Rádio Patrulhamento, a fim de combater crimes de maior gravidade como roubos a bancos e todo tipo de criminalidade violenta, a Companhia de Força Tática do 10º BPM/I completa 20 anos de criação, comemorados em 13 de julho de 2017.
Na moção de aplausos 97/2017, a vereadora Coronel Adriana (PPS) registra o momento marcante da história da Polícia Militar, quando foi criado e instalado no município de Piracicaba dois Pelotões de Força Tática, subordinada ao Comandante do Décimo Batalhão do Interior, sendo que a gênese histórica dessa tropa deu-se com a designação de 25 (vinte e cinco) policiais militares, 02 Oficiais, 03 Sargentos e 20 praças, entre eles 01 (uma) mulher.
A entrega da comenda foi realizada em ato solene no expediente da 47ª reunião ordinária, desta segunda-feira (28), às 19h30, no plenário Francisco Antonio Coelho. Na oportunidade, a vereadora Coronel Adriana destacou a importância da Câmara reconhecer o legado desta força tática em Piracicaba, além de considerar a evolução da Polícia Militar, de uma época que nem colete havia para proteger o policial, sendo que hoje, a base da doutrina da corporação se volta para a gestão de qualidade, polícia comunitária e preocupação com os direitos humanos. A parlamentar também considerou os diversos reconhecimentos da Força Tática de Piracicaba, em atuações que fazem toda a diferença, de policiais que colocam a sua vida em risco na defesa do cidadão.
O Comandante da Polícia Militar, tenente-coronel Willians de Cerqueira Leite Martins, do 10 BPM/I agradeceu a homenagem da Câmara e, destacou a importância de Piracicaba, uma cidade com cerca de 400 mil habitantes ter uma força tática diferenciada para melhor atender as demandas sociais, visando a construção de um país melhor a partir das pessoas com boas intenções.
No teor da moção, a vereadora Coronel Adriana destaca que os pelotões criados, foram equipados inicialmente com 04 (quatro) viaturas de grande porte (GM-Veraneio - A20), equipamentos de proteção individual, metralhadoras Beretta 09 mm, revólveres calibre 38, Carabina Puma calibre 38, Fuzil Imbél ParaFal calibre 7.62 e espingarda calibre 12 e seu fardamento era diferenciado pois usavam camuflados urbanos na cor cinza.
As recém-criadas Forças Táticas, surgiram em razão da necessidade de apoio em força ao Rádio Patrulhamento, a fim de combater crimes de maior gravidade como roubos a bancos e todo tipo de criminalidade violenta.
Os policiais selecionados foram treinados durante seis meses em Campinas, no então CPAI-2, por grupos táticos daquele Grande Comando e no 10º BPM/I, para estabelecimento e manutenção da Doutrina de Força Tática.
A primeira intervenção policial de grande repercussão realizada pelo “TÁTICO 10”, foi a ocorrência atendida pela equipe da viatura I-10177, composta pelo então 2º Tenente PM André, Soldados PM Milton, Tenório e Albuquerque, que, intervieram num roubo a banco em andamento em Piracicaba, prenderam dois criminosos, apreenderam as armas usadas para o crime e devolveram todo o dinheiro roubado ao estabelecimento bancário, sem dispararem um único tiro.
Durante esses 20 anos, vidas foram salvas, muitas drogas foram retiradas das ruas, bens foram devolvidos a seus proprietários, centenas de armas foram apreendidas e milhares de criminosos foram encarcerados.
E essas brilhantes e heroicas atuações se prolongam no tempo e fazem com que o “TÁTICO 10”, seja conhecido em todo o Estado de São Paulo como uma das melhores tropas especializadas de toda a Polícia Militar.
Cópia da moção foi encaminha ao Comandante Geral da PMESP, Cel PM Nivaldo Restivo.