PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 19 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

11 DE DEZEMBRO DE 2018

Florindo Carlos Giraldi defende projeto de estímulo à leitura


Sob a temática: jovens leitores transformando a sociedade, Giraldi ocupou a Tribuna Popular para divulgação de projeto, em parceria com o gabinete do vereador Paulo Serra



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Florindo Carlos Giraldi defende projeto de estímulo à leitura






O professor Florindo Carlos Giraldi ocupou a Tribuna da Câmara, na 74ª reunião ordinária de ontem (10), por 10 minutos, para discorrer sobre o tema: Jovens leitores transformando a Sociedade. O projeto conta com o respaldo do gabinete do vereador Paulo Serra (PPS), que também se manifestou em Questão de Ordem para enaltecer a fala de Giraldi e reforçar o convite aos demais parlamentares para se inteirarem da iniciativa, que visa o despertar da leitura entre os jovens. 

Florindo Giraldi falou de sua experiência quando cursou a faculdade de Educação Física, sendo que foi transferido para a parte mais burocrática que envolve a educação, onde se apaixonou pela leitura e interesse em trabalhar o despertar de jovens para o universo das letras. Também falou de problemática que enfrentou na Justiça e, que graças a Deus a decisão foi a seu favor. E, focou no projeto jovens leitores, ao pensar nas crianças e na literatura brasileira.

Giraldi citou uma coletânea de autores brasileiros, sendo que hoje não se observa novos escritores, com excessão de algumas músicas gravadas, sendo que na leitura há pouco estímulo. Também falou da questão da leitura, e dos quatro pilares das escolas, que envolve o conhecer e o fazer.

Giraldi considerou a importância dos pais estimularem a leitura com os filhos. E, também discorreu sobre aspectos pessoais, ao dizer que há 17 anos perdeu o irmão, que tinha 47 anos. Também disse que passou por 25 intervenções cirúrgicas, o que possibilitou estar vivo hoje.

Fez a leitura da justificativa do projeto, que reporta à pouca leitura do aluno, onde surgiu a proposta de trabalhar este processo de aprendizagem, no avanço à leitura, e valores a serem aplicados na convivência escolar.

Além de abordar diversos tipos de leitura, da motivação que o professor passa para a leitura, em guias de estratégias para a formação de novo leitor. Giraldi citou parceria com o  vereador Paulo Serra, e contato com a secretaria municipal de Educação. Além de ressaltar que discussões importantes da cidade passam pela Câmara.

Concluiu suas considerações enfatizando que a mudança cabe a nós mesmos, quando cada um faz a sua parte. Também falou das 60 crianças do projeto, que fazem a leitura da produção brasileira. “Se colocarmos coisas boas para estas crianças, darão bons retornos”, disse, solicitando apoio de todos ao projeto.



Texto:  Martim Vieira - MTB 21.939
Imagens de TV:  TV Câmara


Reunião Ordinária Institucional Paulo Serra

Notícias relacionadas