PIRACICABA, TERÇA-FEIRA, 21 DE JANEIRO DE 2025
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Intranet  /  Webmail

06 DE DEZEMBRO DE 2024

Festejos do Senhor do Bom Jesus do Monte serão incluídos em calendário


Iniciativa do vereador Pedro Kawai foi aprovada pela Câmara nesta quinta-feira



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Guilherme Leite - MTB 21.401 Salvar imagem em alta resolução

Celebração ocorre no dia 6 de agosto, data dedicada ao Bom Jesus






A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou, nesta quinta-feira (5), durante a 75ª Reunião Ordinária, o projeto de lei 241/2024, de autoria do vereador Pedro Kawai (PSDB). A proposta institui os “Festejos do Senhor do Bom Jesus do Monte” no Calendário Oficial de Eventos do Município, a serem realizados anualmente no mês de agosto.

Celebração religiosa com raízes que remontam ao século 19, a festividade foi trazida pelos colonizadores portugueses e está profundamente ligada à devoção ao Senhor Bom Jesus, popular em Portugal, especialmente na cidade de Braga. Em Piracicaba, a tradição ganhou força e se consolidou como um evento significativo tanto na esfera religiosa quanto cultural.

A celebração ocorre no dia 6 de agosto, data dedicada ao Bom Jesus, e reúne uma programação que combina fé e cultura. Inicialmente centrada em atividades religiosas, como novenas, missas solenes e procissões, a festa evoluiu ao longo dos anos para incluir quermesses, apresentações culturais e barracas de comidas típicas.

A igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, construída em 1925 para acolher os fiéis, é o ponto central das comemorações e um marco de devoção na cidade. "É muito conhecida na cidade e começou a ser celebrada antes de ser construída a igreja", lembrou Kawai, na tribuna da Câmara: "foi ganhando relevância espiritual e social no dia a dia da nossa cidade", completou.

Atualmente, a programação da festa se estende por vários dias e inclui momentos marcantes como a novena preparatória, a missa solene e a tradicional procissão. Além disso, há confraternizações das pastorais e da comunidade em geral.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Parlamentar Pedro Kawai

Notícias relacionadas