16 DE JUNHO DE 2014
Comissão organizadora recebeu moção de aplausos na reunião ordinária
80ª edição ocorrerá nos dias 23 e 24 com programação festiva e religiosa na praça da Igreja São José
O padre Renato Luiz Andreatto esteve na Câmara nesta segunda-feira (16) para receber a moção de aplausos 70/2014. Ele estava acompanhado da comissão organizadora da Festa de São João de Tupi, cuja 80ª edição ocorrerá nos dias 23 e 24 com programação festiva e religiosa na praça da Igreja São José, padroeiro do distrito. A homenagem foi concedida pela vereadora Márcia Pacheco (PSDB).
Nascida despretensiosamente na década de 30, com o bairro recém-criado, a primeira edição da Festa de São João foi realizada em frente à residência da família de Pedro Ludovico Basso, na rua 10 de agosto. Mesmo com o passar dos anos, as tradições foram mantidas pela comunidade, como o levantamento do mastro dos santos juninos (Santo Antonio, São João e São Pedro) e o acendimento da fogueira. A festa conta, ainda, com a programação festiva, com 90 barracas de comidas típicas do mês de junho.
Segundo Márcia Pacheco, a principal característica da festa é o “agradável ingrediente da autenticidade”. Ela justificou a moção de aplausos como forma de reconhecer o trabalho da comunidade, que não deixou morrer a tradição e proporciona a integração de famílias. “É o trabalho que vocês desenvolvem na comunidade que torna merecedora a homenagem desta noite”, declarou, ao lembrar o caráter voluntário de cada integrante da comissão organizadora e o espírito de liderança do padre Renato Andreatto.
Ao agradecer a homenagem, o sacerdote disse que aprendeu a amar a comunidade ao lado de pessoas especiais, consideradas sua família. Ele comparou a festa à madeira do carvalho, nobre e duradoura. “Esta moção é muito mais de vocês do que minha, pois fazem da festa uma fortaleza”, declarou, ao informar que parte da renda será destinada a nove entidades assistenciais de Piracicaba.