
17 DE FEVEREIRO DE 2023
Vereador André Bandeira é autor da propositura aprovada nesta quinta-feira (16)
Vereador André Bandeira na 5ª reunião ordinária de 2023
O requerimento 85/2023, de autoria do vereador André Bandeira (PSDB), que pede ao Executivo informações sobre o abastecimento de medicamentos nas farmácias da rede pública, foi aprovado pela Câmara Municipal nesta quinta-feira (16), na 5ª reunião ordinária de 2023.
Na propositura, o parlamentar destaca que foi procurado por moradores que reclamam sobre a falta de remédios nas farmácias da rede pública. André Bandeira relata que a maioria "não tem condições de pagar determinados medicamentos". O vereador justifica que os remédios são de extrema importância para o tratamento dos pacientes e é preciso que se mantenha quantidade suficiente para o atendimento nessas unidades.
Segundo o vereador, a falta de medicamentos foi confirmada junto à Farmácia de Alto Custo e ao Centro de Especialidades. Porém, ele salienta que não recebeu informações sobre quais medicamentos estão em falta e nem o prazo para o reestabelecimento do estoque. Já os munícipes relataram a falta de Omeprazol, Vedolizumabe e Lamotrigina. No texto do requerimento, o parlamentar solicita as seguintes informações: se o Executivo tem conhecimento sobre a falta de medicamentos e por quais motivos estão em falta.
Ele pergunta também por que não foram tomadas as providências para a regularização do estoque e o que vai ser feito e em que prazo. André Bandeira questiona ainda se há um planejamento, de que forma é feito e se ocorreu algum problema logístico ou na aquisição de itens. Dentre outras questões, o parlamentar quer saber quais orientações a secretaria realiza aos munícipes quanto à falta dos medicamentos.