24 DE SETEMBRO DE 2021
Helena Maria de Jesus Oliveira Lima, conhecida como "Lena Salgados", receberá homenagem da Câmara, através de projeto aprovado nesta quinta-feira (23)
Vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira
A ex-moradora de rua e empresária Helena Maria de Jesus Oliveira Lima, conhecida como Lena Salgados, receberá o título de “Cidadã Piracicabana”, por meio do projeto de decreto legislativo 30/2021. A propositura homenageia Lena, natural da cidade de São Paulo, que montou uma lanchonete em Piracicaba e oferece auxílio a moradores de rua da cidade. O PDL, de autoria do vereador Cássio Luiz Barbosa (PL), o Cássio Fala Pira, foi aprovado durante a 33ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (23).
A propositura conta a história de Lena e seu marido Nilton Cesar de Lima. Ela conheceu o marido quando tinha 23 anos de idade. O casal é conhecido pela venda de salgados a 1 real. Eles iniciaram a venda dos alimentos de porta em porta e, depois que venderam o carro, a televisão e o sofá, montaram uma barraquinha em frente a casa deles. Atualmente, o casal vende os salgados em uma lanchonete. Além da venda de salgados, Helena é conhecida pelas ações sociais que promove.
Na lanchonete, Lena atende gratuitamente a população com a impressão de currículos, boletos, agendamento de serviços públicos na internet e com o painel de vagas de emprego na cidade. A empresária ainda contribui com a arrecadação e redistribuição de alimentos, roupas, materiais de higiene e limpeza para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Piracicaba e região.
De acordo com o texto da propositura, Helena considera que apesar de realizar tantas ações pelo próximo, ainda não é o suficiente para ser respeitada por algumas pessoas, já que é uma mulher negra. A entrega do título de “Cidadã Piracicabana à Lena Salgados será realizada na Câmara Municipal de Piracicaba, em reunião solene.
"A história dela é de uma mulher que venceu, que apanhava, não teve estudo, por tudo o que ela passou (...) e ainda faz o trabalho social em prol dos moradores de rua, das pessoas dependentes químicas, nada mais justo que essa homenagem", disse o vereador Cássio Fala Pira durante a reunião ordinária.
Os vereadores Paulo Campos (Podemos), Laercio Trevisan Júnior (PL) e José Antônio Pereira (Democratas), o Zezinho Pereira, também comentaram a história de Helena, em aparte, nesta quinta-feira (23).