19 DE NOVEMBRO DE 2021
Iniciativa do vereador Gilmar Rotta (Cidadania), presidente da Câmara, marcou o retorno das reuniões solenes presenciais nesta sexta-feira (19).
Homenageados, Euclides e Erick, ao lado de suas esposas e do vereador Gilmar Rotta
No evento que marcou o retorno das reuniões solenes presenciais, realizadas no Salão Nobre “Helly de Campos Melges”, a Câmara Municipal de Piracicaba concedeu o Título de Cidadão Piracicabano aos empresários Euclides Libardi e Erick Gomes. Iniciativa do vereador Gilmar Rotta (Cidadania), presidente do Legislativo, autor dos decretos legislativos 26 e 27, ambos de 2021, as homenagens foram carregadas de emoção e de reconhecimento a quem tanto contribui para a cidade.
A solenidade ocorreu de acordo com as normas estabelecidas pelo Centro de Vigilância em Saúde e em acordo com o Decreto Municipal 18.924/2021, que prorroga as medidas da retomada segura do Plano São Paulo para o enfrentamento da pandemia.
“Estou muito feliz em ter vocês aqui”, disse Rotta, ao confessar a ansiedade para que “pudéssemos voltar a esse momento nesta Casa”, acrescentou, ao lembrar que, desde o início da pandemia, em março de 2020, é a primeira vez que o Salão Nobre recebe evento solene para homenagens. “Todos nós passamos momentos difíceis, todos sofremos juntos e todos tivemos que nos reinventar”, destacou.
Ele ressaltou o papel fundamental dos empresários no Município, “sobretudo neste período de retomada”, ponderou, e lembrou que “todos precisamos fazer a nossa parte”, avaliou. “Quem gera emprego são vocês, empresários, e neste momento é importante todos estendermos as mãos”, reforçou o presidente.
Rotta disse que a ideia em conceder o Título de Cidadão a Euclides Libardi e a Erick Gomes surgiu uma reunião informal, entre amigos, quando “se descobriu” que ambos não eram nascidos em Piracicaba, mesmo tendo tamanha identificação com a cidade. “É uma honra muito grande em ser autor desta propositura, porque vocês lutam e pensam pela cidade, por isso esse momento é tão especial”, disse.
Primeiro a discursar dentre os homenageados Erick Gomes classificou o recebimento do Título de Cidadão Piracicaba “como um dos momentos mais especiais da minha vida”. Segundo vice-presidente do Simespi (sindicato patronal do setor metal mecânico de Piracicaba e Região), Gomes lembrou que a atuação na entidade o ensinou a pensar no coletivo, “sempre olhar para aquilo que é feito para o bem comum”, acrescentou.
Ele recebeu o Título acompanhado da esposa, Beatriz Braga Santin Gomes, e destacou o papel da família na constituição de valores e princípios. “Eu estou aqui, com o maior orgulho do mundo, e digo que este título é um pouco de cada um de vocês, porque a minha base familiar sempre me ensinou a ser correto e a saber pedir desculpas”, disse.
Presidente do Simespi, Euclides Libardi recordou do bairro Conceição, onde nasceu, na zona rural da cidade de Tietê, “vim ao mundo em 30 de dezembro de 1945, mas fui registrado em 4 de janeiro de 1946”, relatou, ao destacar que, na época, era comum registrar os recém-nascidos alguns dias depois. “Isso me deu uma vantagem de ser um ano mais novo”, disse, ao brincar com sua disposição “em simplesmente viver”.
Sempre muito bem-humorado, uma característica do empresário, Libardi disse que “até ele” ficou surpreso quando se deu conta de que não era nascido em Piracicaba. “Eu faço uma analogia com os índios, que vivem na natureza. Eles pertencem e são parte daquele habitat. É como eu me sinto em Piracicaba”, refletiu.
Casado há 48 anos com Jacyra Maria Libardi – “ela fez uma boa escolha”, disse, mantendo o bom humor – o presidente do Simespi refletiu que, ao longo da vida, não aprendeu a ser competitivo, mas a dosar competência. “Se você quer alguma coisa, você precisa fazer por merecer aquilo, então, precisa se dedicar”, acrescentou, ao lembrar do senso de dever e de justiça “muito grande” herdado do pai e da mãe.
“Eu sinto Piracicaba em mim, eu sou uma célula dela. Eu me sinto que se manter como uma célula saudável, eu contribuo com a cidade”, acrescentou.
PERSONALIDADES – Representante da Prefeitura de Piracicaba, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior classificou que “a cidade é iluminada em ter a sorte de, em algum dia e em algum momento, pessoas como Euclides e Erick terem passado por aqui e ficado”.
Ele destacou o papel de cada no crescimento do Município, que não é apenas o resultado da ação de uma liderança ou de um governo, mas muitas pessoas. “Não se constrói uma cidade como Piracicaba sem cidadãos como vocês, se hoje nós figuramos entre as melhores cidades para se viver no Brasil, isso não se constrói sozinho”, disse, ao enfatizar o discurso de agradecimento aos homenageados da noite.
O deputado estadual Alex de Madureira (PSD) parabenizou o vereador Gilmar Rotta pela “sensibilidade”, pontuou, em homenagear pessoas tão especiais e importantes. “Além de tudo que vocês fazem na vida profissional de vocês, também contribuem muito com a cidade em outros segmentos, como no Simespi”, disse.
O deputado estadual Roberto Morais (Cidadania) ressaltou “duas gerações” de empreendedores e lideranças que foram reunidas na solenidade. “São pessoas que geram emprego e renda e que contribuíram para a cidade a passar por um momento tão difícil como tem sido a pandemia, uma situação que não esperávamos”, disse.
Diretor do Fórum da Comarca de Piracicaba, o juiz Marcos Douglas Balbino da Silva enfatizou o “importante papel” dos homenageados dentro do Simespi, “que sempre nos ajudou muito”, enfatizou. “Eu quero aproveitar esse momento para agradecê-los, desde o meu primeiro mandato como diretor do Fórum”, declarou.
O prefeito Luciano Almeida (Democratas) enviou uma mensagem que foi exibida no telão do Salão Nobre. “São duas pessoas muito queridas, são parceiros de longa data, ninguém mais do que eles merecem esse título, fico muito feliz por eles virarem nosso conterrâneo de fato, porque de direito eles sempre foram”, disse.