17 DE OUTUBRO DE 2018
Atividade faz parte do "Música para Todos", que também integra outro projeto, o Movendo Cidadania.
Além de entreter e fazer sentimentos aflorarem, a música proporciona muitos outros benefícios, principalmente quando trabalhada nas escolas. Aliada à educação e de maneira lúdica e divertida, ela pode ajudar a melhorar o rendimento em sala de aula e a autoestima.
Esses são alguns dos propósitos do vereador Jonson Sarapu de Oliveira, o Maestro Jonson (PSDB), ao levar a oficina de música do projeto "Música para Todos" às escolas de Piracicaba. "O objetivo maior é a educação. Em escolas da nossa periferia, há um déficit de educação muito grande, crianças com problemas de ordem psicológica, emocional, déficit de atenção, e a música é uma ferramenta muito importante na educação delas", disse.
Maestro Jonson explicou que a música é a única atividade que consegue trabalhar os dois lados do cérebro ao mesmo tempo, o da razão e o da emoção. "Quando a pessoa lê partitura e faz música trabalha esses dois lados do cérebro, o que ajuda a desenvolver habilidades na escola, como em matemática e outras matérias de mais complexidade. A música tem esse poder", afirmou. Ele acrescentou, ainda, que é por esse motivo que a música faz parte do currículo escolar de muitas escolas europeias.
A Escola Estadual "Pedro Moraes Cavalcanti", no bairro Dois Córregos, foi a quinta do município a integrar o projeto, idealizado por Maestro Jonson há doze anos e que já conta com cerca de 300 crianças e adolescentes, que aprendem música gratuitamente, com professores voluntários.
Os 900 alunos da escola estadual participaram da oficina, realizada nesta terça-feira (16). Eles foram divididos em duas turmas, aprenderam sobre a história dos instrumentos musicais e os estilos de música predominantes em outros países e receberam informações de como cuidar da voz e, principalmente, sobre a importância da música.
A iniciativa de levar a oficina à escola surgiu porque um dos integrantes do projeto é um ex-aluno da "Pedro Moraes Cavalcanti" que mantém contato com o vice-diretor da unidade. "Há cerca de cinco meses abrimos o projeto 'Escola da Família' e é interessante trazermos projetos para o final de semana. E foi assim que houve o contato por meio do vice-diretor Jefferson com o nosso ex-aluno Felipe", explicou a diretora Kellen de Oliveira. Ela disse que as aulas de música estarão abertas para todos os alunos que demonstrarem interesse em aprender um instrumento musical.
Os estudantes tiveram a oportunidade de dançar e cantar. Angela Caroline de Souza, de 16 anos, aluna do primeiro ano do ensino médio, aprovou a iniciativa. "Estou muito feliz em receber essa equipe toda aqui na escola. Trazer esse projeto aqui é bem legal. Gosto muito de música, de cantar, de dançar. Música é essencial e é como o Maestro Jonson falou no começo da apresentação: música está presente em tudo e, se não houvesse música ou som, seria tudo muito sem graça", concluiu.