PIRACICABA, SÁBADO, 20 DE ABRIL DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

30 DE JANEIRO DE 2020

Estrada no Campestre recebe rede de esgoto após ação de Gilmar Rotta


Reivindicações começaram em 2015 e mobilizaram toda a comunidade



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Assessoria parlamentar (1 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (2 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (3 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (4 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (5 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (6 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (7 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (8 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (9 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (10 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (11 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (12 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (13 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar (14 de 14) Salvar imagem em alta resolução
Foto: Assessoria parlamentar Salvar imagem em alta resolução


Fruto de uma série de reivindicações desde 2015 entre o vereador Gilmar Rotta (MDB) e moradores do Campestre, a extensão da rede de esgoto na estrada Antonio Dias Rodrigues deve ser concluída na primeira semana de fevereiro. Executada pela empresa Mirante, a obra contemplará aproximadamente 40 residências.

“Foram muitas reuniões desde 2015, tanto com representantes da Mirante quanto do Executivo, inclusive, em uma delas, com a presença do prefeito Barjas Negri”, relembra Gilmar Rotta.

Sua primeira indicação sobre o assunto, a de número 3.349/2015, seguiu para o Executivo em 13 de novembro daquele ano. Neste mesmo período, ele levou o engenheiro Fábio Arruda, da Mirante (então denominada Águas do Mirante), que depois acionou funcionários da empresa para as medições e elaboração do projeto.

Gilmar Rotta lembra que a demanda chegou ao seu gabinete por vários moradores, entre eles Nenê Rosada, proprietário de uma olaria no bairro, como ainda Jamil Torrezam, presidente da associação dos moradores, e dos membros Ivanete Rossin de Jesus e Carlos Umberto Piacentini. A associação, aliás, hoje legalmente constituída, conseguiu a documentação para se regularizar a partir do auxílio e orientação do gabinete do vereador.

Depois que a indicação chegou ao Executivo, o então presidente do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Vlamir Schiavuzzo, enviou resposta ao gabinete de Gilmar Rotta, datada de 10 de dezembro de 2015. Nela, ele recomendou o engajamento dos moradores para a realização de um abaixo-assinado, necessário para que a autarquia abrisse um processo para analisar as possibilidades de a extensão da rede ser realizada.  

Ao comentar a obra, Gilmar Rotta lembra que o saneamento básico é imprescindível e um direito assegurado pela Constituição. “Uma obra dessa envergadura representa saúde pública e melhores condições de vida da população. É um ganho de todos. Incontáveis vezes recebemos relatos dos moradores sobre o mau cheiro das fossas e constantes extravasamentos”, diz, ao lembrar que a própria igreja do bairro, a Nossa Senhora Aparecida, não possuía rede de esgoto e está localizada na estrada. Ela também serviu para abrigar várias reuniões sobre o mesmo assunto entre o vereador e a comunidade.

Conforme reportagem de 20 de janeiro do Centro de Comunicação Social da Prefeitura de Piracicaba, a obra de implantação de rede coletora de esgoto tem previsão de conclusão para 5 de fevereiro. São 1.500 metros de rede, com profundidade média de 2 metros e tubulação de diâmetro nominal de 150 milímetros.



Texto:  Rodrigo Alves - MTB 42.583


Meio Ambiente Gilmar Rotta

Notícias relacionadas