PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 29 DE MARÇO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

10 DE ABRIL DE 2018

Especialista defende Câmara à frente de debate sobre Plano Diretor


Com experiência em regularização fundiária e revitalização urbana, professor Eduardo Salgado Marconi participou de minicurso nesta terça-feira (10)



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (1 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Nancy Thame (PSDB) é diretora da Escola do Legislativo

Nancy Thame (PSDB) é diretora da Escola do Legislativo
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (2 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Eduardo Marconi foi o palestrante desta terça-feira (10)

Eduardo Marconi foi o palestrante desta terça-feira (10)
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (3 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Lair Braga, vereador eleito pelo Solidariedade

Lair Braga, vereador eleito pelo Solidariedade
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (4 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Eduardo Salgado Marconi defendeu o diálogo entre poder público e sociedade

Eduardo Salgado Marconi defendeu o diálogo entre poder público e sociedade
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (5 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Gilmar Rotta (MDB) também participou da segunda aula do minicurso Plano Diretor

Gilmar Rotta (MDB) também participou da segunda aula do minicurso Plano Diretor
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 (6 de 6) Salvar imagem em alta resolução

Atividades do minicurso Plano Diretor acontece no Salão Nobre Helly de Campos Melges

Atividades do minicurso Plano Diretor acontece no Salão Nobre Helly de Campos Melges
Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Eduardo Marconi foi o palestrante desta terça-feira (10)






A atuação da Câmara de Vereadores de Piracicaba no debate sobre a revisão do Plano Diretor do Município estimula a participação da sociedade e o diálogo com o poder público, defendeu Eduardo Salgado Marconi, arquiteto, urbanista e professor, com experiência projetos de regularização fundiária em Bragança Paulista e de revitalização do centro histórico de Amparo. “É fundamental que o Legislativo seja protagonista nesta discussão”, disse.

Marconi foi o palestrante do segundo dia do minicurso Plano Diretor, promovido pela Escola do Legislativo, na tarde desta terça-feira (10), no Salão Nobre Helly de Campos Melges. Na oportunidade, detalhou o uso de Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para a regularização do loteamento Green Park, em Bragança, um loteamento de 90 chácaras formado em 1987 e que ao longo do tempo foi ocupado irregularmente, chegando a 400 casas.

Também apresentou a experiência na revitalização do Centro Histórico da Estância Hidromineral de Amparo, cidade com cerca de 70 mil habitantes, que conta com arquitetura da região central com forte influencia do período cafeeiro do Estado de São Paulo. A partir de um projeto de requalificação, o perímetro passou por ampla reforma, onde se buscou uma “limpeza” arquitetônica, oferecendo maior destaque para as fachadas dos edifícios antigos. 

Por se tratarem de projetos que envolvem o poder público, Marconi discorreu sobre a importância do estreitamento do diálogo com a população, especialmente em momento de revisão do Plano Diretor, principal lei sobre ocupação de solo no Município. 

“A espontaneidade da sociedade é algo que tem que ser da forma como está sendo feito aqui (na Escola do Legislativo), com a promoção de eventos que vão tratar de assuntos específicos, assim como trazendo segmentos organizados, universidade e movimento social perto desta discussão”, avalia. “Quando a gente começa a conciliar e agregar um conjunto de pessoas através dos caminhos institucionais existentes, há uma mobilização”, disse. 

Marconi também enalteceu o papel da Câmara como espaço de discussão, por entender que, ao final, é no Legislativo em que saem as decisões. “Acho importante demais (o debate interno). Está se formando uma massa de conhecimento, que na hora do bate, mesmo, propositivo, vão se fazer valer, e eu acho isso incrível, perfeito”, defende o especialista. 

Diretora da Escola do Legislativo, a vereadora Nancy Thame (PSDB) destacou a qualidade dos debates. “Temos aqui muitos formadores de opinião”, avaliou. “Não tenho duvida que vai se formar uma massa crítica e isso acaba tendo um direcionamento conjunto de quanto é importante a participação das pessoas e instituições e de quanto isso pode influenciar no processo de discussão”, destacou a parlamentar. 

Também participaram do segundo dia do minicurso do Plano Diretor do Município os vereadores Gilmar Rotta (MDB) e Lair Braga (SD). A primeira aula ocorreu na semana passada, no dia 3, e ainda estão agendados mais dois eventos, nos próximos dias 18 e 24 de Abril. 

Todas as atividades acontecem no Salão Nobre e são organizadas em parceria com o Observatório Cidadão de Piracicaba.



Texto:  Erich Vallim Vicente - MTB 40.337
Imagens de TV:  TV Câmara


Escola do Legislativo Nancy Thame

Notícias relacionadas