
20 DE JUNHO DE 2016
Projeto de denominação é de autoria de Pedro Cruz; unidade fica em Santa Teresinha
Pais, alunos e autoridades acompanham cerimônia de denominação
A região de Santa Teresinha foi contemplada com mais uma escola de educação infantil. A Emei Professora Francisca Guiomar Aliberti Longo, que contou com um investimento de mais de R$ 2 milhões, teve sua cerimônia de denominação na tarde desta sexta-feira, 17. O vereador Pedro Cruz (PSDB), autor do projeto de lei 87/2014 para a denominação da unidade, esteve presente, assim como outros parlamentares.
Com capacidade para atender 236 crianças de zero a 3 anos de idade, a escola entrou em funcionamento no dia 10 de maio. A unidade dispõe de quatro salas de maternal, quatro salas de jardim, quatro salas de berçário, uma sala multiuso, sala de professores, diretoria e refeitórios, além de aquecedores solares.
O prefeito Gabriel Ferrato (PSB), a secretária municipal de Educação Ângela Jorge Correa, Daniela Longo, filha da homenageada e também professora da rede, pais dos estudantes, familiares da homenageada, representantes da escola e os vereadores André Bandeira (PSDB), Dirceu Alves da Silva (SD), José Aparecido Longatto (PSDB) e José Lopes (SD) também participaram do evento.
Pedro Cruz, que é o autor do projeto, além de parabenizar a direção da escola e o prefeito pela qualidade das unidades construídas em sua gestão, lembrou da homenageada enquanto figura importante na educação de Piracicaba. “Leninha [como era carinhosamente chamada] não mediu esforços para passar conhecimento e educação para as pessoas, ela abraçou o ideal dedicando sua vida ao magistério.”
Dirceu Alves lembrou os pais da importância de cuidar do espaço. “É o dinheiro dos nossos impostos que foi empregado nessa obra, temos o dever de zelar pelo nosso patrimônio”. José Lopes enalteceu o trabalho realizado pela atual gestão em Santa Teresinha, e a preocupação do projeto com a acessibilidade foi elogiada por Bandeira. “Hoje, uma escola particular não tem essa estrutura, e aqui nós temos de forma gratuita uma instituição que pensou nas pessoas com deficiência”. Longatto destacou os benefícios que uma educação de qualidade traz para o município.
FRANCISCA GUIOMAR ALIBERTI LONGO - Piracicabana, Leninha nasceu em 16 de junho de 1949. Estudou Letras no Instituto Educacional Piracicabano, atual Unimep, fez pós graduação na área de educação didática na Associação de Ensino de Ribeirão Preto, e na mesma instituição, cursou linguística aplicada. Deu aulas na rede estadual de ensino, em Piracicaba e cidades da região. Morreu em maio de 2000, aos 51 anos.