
06 DE SETEMBRO DE 2019
Vereadora destacou atividades da Escola do Legislativo durante uso da tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira.
Nancy Thame ocupou a tribuna na 48ª reunião ordinária
A Escola do Legislativo promoveu 11 atividades, com 16 encontros, e recebeu 313 participantes em agosto, apontou a vereadora Nancy Thame (PSDB) durante sua participação na tribuna na 48ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (5).
"A Escola do Legislativo vem como um projeto que nos fortalece com a abertura da Casa, fundamentado principalmente em três eixos: promoção de cidadania, fortalecimento de lideranças e difusão de cultura", comentou Nancy.
A vereadora é diretora da Escola do Legislativo, que tem ainda como coordenador Fábio Dionísio, diretor do Departamento de Assuntos Legislativos da Câmara, e como secretária a servidora Fernanda Micossi.
Compõem o conselho do projeto, além de Nancy, Dionísio e Fernanda, a servidora Érica Diniz, o vice-presidente da Câmara, Pedro Kawai (PSDB), o diretor do Departamento de Administração, Mauro Rontani, e os professores Josué Adam Lazier, da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e Heliani Berlato, da Esalq-USP (Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", da Universidade de São Paulo).
Na tribuna, Nancy reforçou a importância do acúmulo de conhecimento para a difusão de ideias. "Não adianta ter ideias bonitas e frases soltas se não temos um contexto de conhecimento para embasar uma discussão sobre o que é melhor para a nossa cidade", disse.
Ela agradeceu ao vereador Matheus Erler (PTB), que comandou a Câmara entre 2015 e 2018, pelo apoio ao projeto quando ocupava a presidência da Mesa Diretora, e ao atual presidente da Casa, Gilmar Rotta (MDB), pelo auxílio na consolidação da Escola do Legislativo.
A parlamentar destacou o curso "Sustentabilidade, inovação e práticas ambientais nas empresas", com a professora Taís Lacerda, realizado em três encontros: o primeiro abordou o histórico de conferências sobre sustentabilidade; o segundo, ações sustentáveis de empresas; e o último, práticas de sustentabilidade para pequenas empresas. "As empresas também têm que pensar de modo sustentável, e é nossa função difundir iniciativas", observou.
A vereadora falou sobre a roda de diálogo promovida em parceria com o Instituto Pacto, com o tema "Justiça restaurativa: a busca pelo justo", ministrada pelo advogado Osmar Ventris, e destacou a formação continuada de astronomia para professores de educação infantil e ensino fundamental I da Secretaria Municipal de Educação, conduzida pelo professor Michel Paschini Neto. Em três encontros, o curso abordou conceitos astronômicos, ciclo anual do sol e estações do ano e fases e características da lua.
"Esse entendimento faz com que enxerguemos o tamanho do universo", comentou Nancy, ressaltando que os cursos, principalmente os com a temática relacionadas à astronomia, têm atraído muitos adolescentes e crianças à Câmara, alguns pela primeira vez, na companhia dos pais. "Quem sabe são futuros políticos para o nosso país?", ponderou.
O curso sobre cotidiano social e violação dos direitos humanos, o ciclo de palestras sobre a história das artes visuais de Piracicaba e a aula sobre redes sociais e Câmaras Municipais também foram enfatizados pela vereadora, que mencionou, ainda, a palestra "Direitos humanos: solidariedade e utopia". "Como não se pode falar em direitos humanos se o agir conjunto é condição básica para estar em um espaço político?", questionou.
Nancy destacou, ainda, o curso "Agricultura familiar: diagnósticos e perspectivas", evento que contou com cinco palestras sobre aspectos diferentes da agricultura familiar, a oficina "Cidade e terra: um jogo" e a roda de diálogo "Como lidar com a perda: superação da violência". "Um depoimento me emocionou: uma senhora disse que nunca pensou que uma Câmara de Vereadores pudesse acolhê-la. Acho que é nosso papel trazer essa população para cá", afirmou.