PIRACICABA, SEXTA-FEIRA, 22 DE NOVEMBRO DE 2024
Aumentar tamanho da letra
Página inicial  /  Webmail

21 DE AGOSTO DE 2015

Erler destaca ação da Câmara em solução contra alagamentos no Shopping


Presidente do Legislativo comentou o assunto na tribuna, nesta quinta-feira.



EM PIRACICABA (SP)  

Foto: Fabrice Desmonts - MTB 22.946 Salvar imagem em alta resolução

Erler usou a tribuna na reunião ordinária desta quinta-feira






A construção de uma nova e ampla galeria de águas pluviais deve pôr fim aos alagamentos que atingiram o Shopping Piracicaba logo após a abertura de sua nova ala, em abril do ano passado. A obra teve início nesta semana e é resultado de uma conversa que teve participação decisiva da Câmara.

Em março, a Mesa Diretora promoveu reuniões com a administração do Shopping e com o secretário municipal de Obras, Arthur Ribeiro Neto, para tomar conhecimento das causas dos alagamentos e discutir o que poderia ser feito para contornar a situação. O desfecho do caso foi destacado pelo presidente da Câmara, Matheus Erler (PSC), na tribuna, durante a 45ª reunião ordinária, nesta quinta-feira (20).

"Após três incidentes no Shopping, todos os vereadores foram procurados por pessoas assustadas com o que aconteceu, que se viram desesperadas pela velocidade em que ocorreram as inundações, sem uma providência rápida ou emergencial. Nem o Shopping soube como lidar com a situação", declarou.

Atendendo a pedidos dos vereadores, a Mesa Diretora promoveu, então, duas grandes reuniões: a primeira com a direção da BRMalls, administradora do Shopping Piracicaba, para cobrar explicações e soluções, e a segunda com Arthur, também para solicitar esclarecimentos e providências.

"Os representantes do Shopping nos deram dados técnicos sobre as inundações e anteciparam que já havia sido firmada parceria com a Prefeitura para a construção de uma grande galeria de água pluvial. No segundo encontro, também ouvimos do Arthur que o Shopping iria construir a galeria, arcando com todos os custos ––o que teve início nesta semana", continuou Erler.

"Isso me deixa satisfeito, porque, a partir das reclamações da população junto à Câmara, este Poder Legislativo foi atrás de informações. Este trabalho mostrou que a Casa está aberta à população, recebendo suas demandas e encaminhando-as da melhor maneira possível, sem, inclusive, dar publicidade do fato."

"O importante foi conversar com as partes, entender o problema e, só depois disso, é que noticiamos as conversas e a solução apresentada por elas. Fico feliz, também, porque o município ganha uma grande obra, que resolverá o problema naquela região que inclui Vila Rezende, Areão e Jardim Primavera", concluiu o presidente da Câmara.

SAIBA MAIS - Os alagamentos que atingiram o Shopping Piracicaba ocorreram entre novembro de 2014 e fevereiro deste ano. Uma análise constatou que a tubulação pluvial que passa ao lado do prédio e dentro do terreno do empreendimento, feita pelo município, tinha 1 metro de diâmetro. Ocorre que, num determinado momento, o Shopping precisa jogar a água da chuva nesta rede, mas, com o forte volume vindo dos bairros situados acima dele e também do próprio prédio, a tubulação não conseguia mais atender à demanda e a água começava a retornar pelas grelhas internas.

Na época, uma investigação preliminar revelou que restos de materiais de construção e até árvores obstruíam essa galeria de 1 metro de diâmetro. Tais obstáculos contribuíam para agravar o problema, além das fortes chuvas em um curto período de tempo. Medidas foram tomadas para desobstruir essas galerias, e poços de observação foram instalados ao longo da rede. Em conversa com a Prefeitura, o Shopping pediu autorização para elaborar um estudo para chegar a uma solução que ele mesmo bancaria, sob a justificativa de que a iniciativa privada consegue contratar esse tipo de serviço com maior agilidade.

Com o aval do governo municipal por meio do secretário de Obras, o Shopping arcou com o levantamento topográfico, o projeto-executivo, o orçamento e a execução de uma nova rede de galeria pluvial no entorno do estabelecimento, em que será retirada a estrutura antiga de seu terreno, num investimento que, segundo a BRMalls, perdurará "para os próximos 100 anos".



Texto:  Ricardo Vasques - MTB 49.918
Imagens de TV:  TV Câmara


Legislativo Matheus Erler

Notícias relacionadas